O “Miradouro da Nazaré”, no Funchal, está a tornar-se num autêntico depósito de lixo, alertam vários guias-intérpretes que habitualmente levam turistas até aquele ponto de interesse.
Um terreno em frente “ao miradouro” encontra-se repleto de resíduos, com lixo espalhado por todo o local, transmitindo uma imagem de desleixo e pouco respeito pelo ambiente. Este espaço, conhecido pelas vistas privilegiadas sobre a baía do Funchal, apresenta agora um cenário pouco digno e tem motivado críticas por parte de quem ali passa.
Segundo apurou o JM, muitos agentes turísticos têm optado por não incluir o miradouro nas suas paragens, uma vez que o estado de sujidade do local tem sido alvo de comentários negativos por parte dos visitantes estrangeiros.
O terreno situado abaixo do passeio assemelha-se a um pequeno “depósito da Meia Serra”, com lixo acumulado e embalagens espalhadas por todo o lado. De acordo com os guias, a situação é visível a várias horas do dia, sobretudo à noite, quando o espaço é frequentado por locais e turistas que ali consomem refeições de uma cadeia de “fast food” próxima.
“É uma vergonha. É natural que as autoridades não possam intervir, já que o terreno poderá ser privado, mas alguém tem de fazer alguma coisa - nem que seja uma ação de sensibilização”, afirmou um guia-intérprete ao JM, sob anonimato, falando sobre o imenso lixo no terreno.
O profissional lamenta ainda que “a imagem daquele local transmita desleixo e falta de limpeza”, criticando o comportamento de quem “atira o lixo para aquele terreno, mesmo existindo papeleiras nas proximidades”.
Com o tempo, os resíduos acumulados têm servido de abrigo a pragas e provocado um cheiro desagradável, agravando o cenário de abandono que se instalou naquele que deveria ser um dos pontos panorâmicos mais emblemáticos do Funchal.