A Força Aérea Portuguesa (FAP) voltou ontem a ser acionada para resgatar mais quatro tripulantes do veleiro “JANNY”, que se encontrava a cerca de 185 km de Porto Santo, na sequência da operação realizada na sexta-feira, que permitiu salvar um primeiro elemento da embarcação.
Segundo uma nota divulgada no site oficial da FAP, o alerta foi dado pela própria tripulação, depois de o veleiro ter sofrido danos significativos na vela principal, impossibilitando a navegação normal.
Na sexta-feira, um dos sete tripulantes foi retirado por helicóptero, enquanto os restantes permaneceram a bordo, na tentativa de conduzir o barco até terra com o apoio de reboque. No entanto, com o agravamento das condições a bordo, a falta de mantimentos e a velocidade de navegação muito abaixo do previsto, a Força Aérea foi novamente mobilizada.
Para esta segunda missão foi, mais uma vez, ativado um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”, destacado no Aeródromo de Manobra n.º 3, no Porto Santo. A aeronave descolou às 15h20, chegando à zona de operações cerca de 40 minutos depois, após uma fase inicial de busca para localizar com precisão o veleiro.
A operação, realizada sob condições atmosféricas adversas, terminou às 17h45, totalizando aproximadamente duas horas e meia de voo. Quatro tripulantes foram resgatados com sucesso, permanecendo a bordo os últimos dois elementos, que continuam a tentar salvar a embarcação. A previsão é de que consigam chegar ao Porto Santo hoje.
A missão foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento de Lisboa, da Força Aérea, após pedido de intervenção da Força Aérea por parte do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, da Marinha Portuguesa.