Nos últimos dias, para além dos alertas das altas temperaturas para o calor, a agitação marítima também se verificou em algumas praias da Região, motivando o hastear das bandeiras amarelas ou vermelhas, nos casos mais graves.
Esta manhã, em declarações à 88.8 JM FM, o administrador da Frente MarFunchal, Rui Cortez, perspetivava um cenário mais calmo para esta semana, notando que não houve problemas de maior nas praias sob alçada da Frente Mar nos últimos dias, que foram acompanhados por um feriado após o fim-de-semana. Situação que, naturalmente, acaba por levar muitas mais pessoas às praias.
"Hoje, o dia está mais calmo em termos de condições do mar. Não temos nenhuma zona com bandeira vermelha, temos sim com bandeira amarela, mas as coisas estão a decorrer normalmente", começou por referir aos microfones da JM FM.
"É verdade que a natureza, nestas coisas, é que manda e agora com a lua nova, o estado do mar - a partir de hoje -, já vai diminuir de intensidade destas marés vivas ou levadias. A nossa previsão é que vai sempre melhorando ao longo da semana, sendo hoje um dia já mais calmo neste aspeto, mantendo, naturalmente, as necessárias condições de segurança mínimas e o aconselhamento a todos que sigam as instruções dos nadadores salvadores", desenvolveu.
"Nestes dias, não tivemos registo de incidentes graves, tivemos sim de ocorrências e os nadadores tiveram alguns salvamentos a realizar, nomeadamente na Praia Formosa, mas nada de grave", sustentou.
Romina Barreto / Isabel Nóbrega Sá