MADEIRA Meteorologia

Capitania do Porto do Funchal alerta para agitação marítima forte

Data de publicação
07 Abril 2025
17:34

A Capitania do Porto do Funchal informa ter sido recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18 horas de terça-feira.

Nesse sentido, a capitania alerta para a agitação marítima forte.

As ondas na costa Norte poderão atingir os 3 metros, aumentando gradualmente, podendo atingir os 4 metros. Na Costa Sul, as ondas poderão ser de 2 a 3 metros.

O vento será de quadrante S moderado (20-29km/h) a fresco (31-39km/h), por vezes muito fresco (40-50km/h) a partir do final do dia, tornando-se quadrante W bonançoso (12-19km/h) a moderado (20-29km/h) a partir da tarde.

Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas