MADEIRA Meteorologia

Presidenciais: Gouveia e Melo diz que “há tempo para tomar decisões”

Data de publicação
25 Fevereiro 2025
18:41

O ex-Chefe do Estado Maior da Armada afirmou hoje que “há tempo para tomar decisões”, dizendo estar a exercer a sua liberdade cívica “sem pressa”, e recusou estar a alimentar um tabu sobre uma eventual candidatura a Belém.

Henrique Gouveia e Melo participou hoje num debate sobre “O Papel de Portugal no mundo” com o vice-presidente da Assembleia da República e presidente da Assembleia da NATO, o deputado do PS Marcos Perestrello, organizado pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) jovem, que decorreu num auditório completamente cheio e com pessoas em pé na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

No final, questionado pelos jornalistas como tinha ouvido as boas-vindas que, na véspera, os candidatos presidenciais Marques Mendes e Mariana Leitão lhe tinham dado à “maratona presidencial”, respondeu: “Bem, eles deram-me as boas-vindas, não significa que eu tenha chegado à campanha presidencial”.

“Há muito tempo para decidir, há muito tempo para refletir, não há necessidade de nenhuma pressa. E hoje estou a fazer o meu percurso. Acabei de sair das Forças Armadas, deixei um tempo a me distanciar das Forças Armadas e estou a intervir no espaço público com a minha opinião”, afirmou.

Gouveia e Melo salientou que, depois de sair das Forças Armadas, esta é primeira vez que tem “liberdade cívica” para falar de outros assuntos, enquadrando o artigo publicado na sexta-feira no semanário Expresso nessa participação cívica.

“Evidentemente, sinto o apoio de muitos portugueses, sinto-me sensibilizado por esse apoio. No entanto, a minha participação cívica é a que eu acho que devo fazer, não vou ser forçado a nenhuma participação que eu não quero, isso faz parte da minha liberdade”, afirmou, recusando estar a alimentar qualquer tabu.

Questionado se sente poder ser mais beneficiado por não anunciar já uma candidatura a Belém, respondeu: “A questão é que há tempo para tomar um conjunto de decisões e há tempo para fazer um conjunto de coisas. E eu, neste momento, vou usar o tempo que acho que tenho que usar”, afirmou.

Questionado se sente poder ser mais beneficiado por não anunciar já uma candidatura a Belém, respondeu: “A questão é que há tempo para tomar um conjunto de decisões e há tempo para fazer um conjunto de coisas. E eu, neste momento, vou usar o tempo que acho que tenho que usar”, afirmou.

Já interrogado sobre como e quando vai desfazer o tabu em torno da candidatura a Belém, começou por dizer não ter nenhum, acrescentando depois que “não é aqui” que o iria esclarecer.

“Não é nenhum tabu, porque o tabu é a tentativa de criar uma determinada agenda e uma determinada resposta a essa agenda. As agendas são feitas pelas pessoas e pelos intervenientes”, disse.

Henrique Gouveia e Melo admitiu que as férias que tinha pré-anunciado quando deixou o cargo de CEMA já acabaram.

“Naturalmente, tinha que fazer um período de descanso. No entanto, a minha intervenção cívica vai continuar e só é limitada pelo interesse ou não que a população tenha nessa intervenção”, acrescentou.

Sobre as críticas de alguns candidatos presidenciais às ideias que manifestou no artigo no Expresso – como a de que os Presidentes devem ser independentes dos partidos -, disse que “são perfeitamente legítimas nas sociedades democráticas, tal como as ideias”.

“Neste momento, a minha participação cívica foi fazer um artigo, julgo que era um artigo, na minha perspetiva, interessante, esse artigo teve respostas também que são naturais, faz parte”, disse.

Na passada sexta-feira, Gouveia e Melo assinou um artigo de opinião no semanário Expresso, intitulado “Honrar a Democracia”, no qual sem nunca assumir uma candidatura a Belém, explica a sua visão sobre o papel do Presidente da República, defendendo que deve ser “isento e independente de lealdades partidárias”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas