MADEIRA Meteorologia

PAN diz ser difícil apoiar eventual moção de confiança e critica falta de esclarecimentos do PM

Data de publicação
01 Março 2025
22:47

A porta-voz do PAN afirmou hoje que dificilmente acompanhará uma moção de confiança apresentada pelo Governo, argumentando que o primeiro-ministro não prestou todos os esclarecimentos que deveria ter dado.

Em declarações à RTP, a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, argumentou que não é possível “dissociar uma moção de confiança apresentada pelo Governo da sua política de recuo”, por exemplo, em matéria ambiental, direitos dos animais e proteção de crianças e jovens LGBT.

“O PAN, sem prejuízo do debate interno que teremos que fazer no âmbito da nossa direção nacional, dificilmente poderá acompanhar uma moção de confiança ao Governo”, garantiu.

Para o PAN, “Luís Montenegro não só não prestou todos os esclarecimentos que necessitava de prestar ao país, como também não pediu desculpa aos portugueses por esta situação que foi criada e que é suscetível de criar aqui uma situação de desconfiança relativamente ao tempo em que tem estado como primeiro-ministro”.

Sousa Real disse ainda que o PAN não confunde a moção de censura apresentada pelo Chega, que apelidou de “show-off mediático” para desviar a atenção dos casos mediáticos que atingiram o partido, de outras que possam surgir, como a já anunciada pelo PCP.

“Acredito que dificilmente Luís Montenegro verá repetido o cenário de uma rejeição total da moção de censura como aconteceu aquando da votação na Assembleia da República da moção apresentada pelo Chega”, considerou.

O primeiro-ministro admitiu hoje avançar com uma moção de confiança ao Governo se os partidos da oposição não esclarecerem se consideram que o executivo “dispõe de condições para continuar a executar” seu o programa.

“Em termos políticos e governativos, insto daqui os partidos políticos, representados na Assembleia da República, a declarar sem tibiezas se consideram, depois de tudo o que já foi dito e conhecido, que o Governo dispõe de condições para continuar a executar o programa do Governo, como resultou há uma semana da votação da moção de censura”, declarou Luís Montenegro, na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas