MADEIRA Meteorologia

Montenegro anuncia às 20h00 “decisões pessoais e políticas”

Data de publicação
01 Março 2025
18:40

O primeiro-ministro faz dentro de momentos uma comunicação ao país para anunciar as suas “decisões pessoais e políticas” após ter sido revelado que a empresa detida pela sua mulher e filhos recebe uma avença mensal de 4.500 euros do grupo Solverde.

A declaração de Montenegro ao país está marcada para as 20h00, na residência oficial de São Bento, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministro, no mesmo local.

Montenegro decidiu convocar o Conselho de Ministros na sexta-feira de manhã, depois de o jornal Expresso ter noticiado que o grupo de casinos e hotéis Solverde, sediado em Espinho, paga à empresa detida pela sua mulher e os filhos, a Spinumviva, uma avença mensal de 4.500 euros desde julho de 2021, por “serviços especializados de ‘compliance’ e definição de procedimentos no domínio da proteção de dados pessoais”.

Em reação à notícia, Montenegro disse aos jornalistas, no Porto, que iria fazer “uma avaliação profunda” das suas condições pessoais, familiares e políticas e anunciaria uma decisão aos portugueses hoje à noite, “para encerrar este assunto de vez”.

“Amanhã [sábado] às 20:00 horas comunicarei ao país as minhas decisões pessoais e políticas sobre esta matéria para que o Governo possa governar, concentrar toda a sua atenção, toda a sua disponibilidade, a servir o interesse do país e dos portugueses”, referiu nessa ocasião.

O chefe do executivo disse ainda não ter “nenhum problema de que sejam revelados” os clientes a quem a empresa Spinumviva presta serviços, mas que devem ser os próprios a tomar essa iniciativa.

Poucas horas depois, a Spinumviva divulgou os nomes dos seus clientes permanentes, os ramos de atividade e os nomes dos seus trabalhadores e revelou que os serviços que prestou variaram entre 1.000 e 4.500 euros.

Todos os partidos da oposição criticaram a situação envolvendo a Spinumviva, pedindo ao primeiro-ministro que dê todas as explicações sobre a empresa, com o Chega a defender que deve demitir-se ou apresentar uma moção de confiança e o BE a ameaçar propor uma comissão de inquérito caso não considere os esclarecimentos satisfatórios.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas