MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: MNE esclarece que não há navio português a transportar armas para Israel

Data de publicação
29 Agosto 2024
18:48

O ministro dos Negócios Estrangeiros esclareceu hoje que não há um navio português a transportar armamento para Israel, depois de contactos feitos pelo Governo para apurar uma denúncia feita pelo Bloco de Esquerda.

“Não é um navio português, mas com um pavilhão português. É um navio alemão”, disse Paulo Rangel, em Bruxelas, no âmbito de uma reunião ministerial que ainda decorria quando o governante falou com os jornalistas.

O ministro acrescentou que o Governo contactou o navio para pedir esclarecimentos sobre uma denúncia feita pelo Bloco de Esquerda e por uma organização não-governamental (ONG) e disse que podia assegurar que a embarcação “não vai para Israel” e tinha como destino dois portos, na Eslovénia e no Montenegro.

“Transporta explosivos, não armas”, revelou o governante.

Paulo Rangel rejeitou também quaisquer acusações de complacência com as ações militares israelitas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, advertindo que o Governo do qual faz parte foi “o primeiro a proibir a exportação de armas para Israel”.

Com o Governo anterior, chefiado pelo socialista António Costa “não houve exportação [de armamento], mas não proibiu”.

Sobre o navio em questão, “estava tudo devidamente relatado, o conteúdo e o destino” e todas as informações fornecidas estavam “acompanhadas de documentação”.

Esta semana, o Bloco de Esquerda e o PCP questionaram, por via da Assembleia da República, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a propósito da suspeita de que um navio com bandeira portuguesa estaria a transportar armas para Israel.

Ambos os partidos pretendem que o Governo assegure que nenhum navio com pavilhão português possa estar envolvido no transporte de qualquer material militar para Israel, questionando o executivo sobre que medidas serão tomadas para fiscalizar o navio suspeito.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas