MADEIRA Meteorologia

Governo/Crise: Ministro da Economia espera “solução clarificadora” das eleições antecipadas

Data de publicação
21 Março 2025
16:35

O ministro da Economia, Pedro Reis, disse hoje que o país está dividido entre “reformistas e situacionistas” e espera que as eleições antecipadas de 18 de maio resultem numa “solução clarificadora”.

O ministro, que falava num debate do International Club Portugal, em Lisboa, sob o mote “Desafios da Economia Portuguesa no atual contexto internacional”, em Lisboa, acrescentou que “Portugal hoje é visto como um porto de abrigo e uma plataforma estratégica” para investidores.

O ministro disse também que vê hoje o desenrolar de “uma nova matriz económica” em Portugal, onde “o Governo apenas alivia a fiscalidade e a burocracia” das empresas e acrescentou que “um dia se perceberá a vantagem que existe para as empresas que [os ministérios] das finanças e da economia trabalhem de braços dados”.

Relativamente à defesa, Pedro Reis afirmou que já foi feito o “rastreamento de todas as empresas capacitadas para entrar no ‘cluster’”, acrescentando ainda que vai ser criado um grupo de trabalho para acompanhar o tema.

Além disso, o governante disse ainda estar a trabalhar na “compilação de instrumentos financeiros” europeus e portugueses para “a facilitação” do setor e admite querer “fazer parcerias com países que queiram fazer parcerias”.

Pedro Reis mencionou também a necessidade de mudar a “agenda europeia” no sentido em “que as empresas que ganham dimensão perdem incentivos” e acrescentou que a “Europa tem que se encontrar”.

Relativamente ao sistema de contratação pública, o ministro também avançou algumas opiniões dizendo haver a necessidade de “rever o processo de contas públicas” e alinhar “os critérios de contratação”.

O governante disse ainda que “não é possível investir mais sem desbloquear a confiança na administração pública” acrescentando que “há todo um trabalho profundo [a fazer] na arquitetura institucional e na desburocratização”.

O ministro avançou também estar “a desenhar uma rede internacional para parcerias de investimento” e acrescentou ainda ser importante “ter a humildade de perceber o que as empresas pedem” admitindo ter já programas de aprovação de garantias do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Pedro Reis destacou ainda a importância da “valorização do salário médio” e referiu que “Portugal mexe no território das qualificações” e para se reter talento “tem que se pagar melhor”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou eleições antecipadas para o dia 18 de maio após o parlamento ter chumbado a moção de confiança avançada pelo Governo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas