MADEIRA Meteorologia

Depressão Irene causou 16 ocorrências na ilha de São Miguel - Proteção Civil

Data de publicação
15 Janeiro 2024
18:51

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou hoje até às 16:37 locais (17:37 em Lisboa) 16 ocorrências na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, devido à passagem da depressão Irene.

O SRPCBA adianta em comunicado que as ocorrências “estão relacionadas, sobretudo, com inundações em habitações, havendo igualmente o registo de duas obstruções de via, uma queda de árvore, uma inundação de via e um dano numa estrutura”.

“A maioria das situações que foram reportadas encontra-se resolvida. Não há registo de vítimas”, acrescenta.

Nos locais, para apoio e resolução das ocorrências, estão os Bombeiros de Ponta Delgada, Direção Regional das Obras Públicas, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada e Polícia de Segurança Pública (PSP).

Na nota, o SRPCBA aconselha a população a continuar a acompanhar as previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a adotar as respetivas medidas de autoproteção.

O vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Marco Resendes, disse hoje ser necessário uma intervenção conjunta das entidades com responsabilidade em matéria de Ordenamento e Gestão do Território para pôr termo às inundações que assolam a freguesia dos Arrifes “há mais de 30 anos”.

“Este não é um problema que tenha um ou dois anos. É reconhecido e há um histórico de inundações na rua do Outeiro há, garantidamente, mais de 30 anos e cabe a um conjunto de entidades a sua resolução”, disse o autarca citado numa nota da autarquia.

Marco Resendes realizou hoje uma visita de acompanhamento aos trabalhos de limpeza e desobstrução que decorrem, desde a passada semana, na rua do Outeiro, devido à depressão Hipólito, que também atingiu o arquipélago e a ilha de São Miguel.

O vereador responsável pelo pelouro do Ordenamento e Gestão do Território defendeu que “só um trabalho concertado” entre a autarquia de Ponta Delgada, o Governo dos Açores, o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) e as Juntas de Freguesia, “poderá prevenir eficazmente novas inundações no concelho.

Caso contrário, vincou, “a presente situação jamais será resolvida e sofrerá maior agravamento de enxurradas provenientes dos fenómenos associados às alterações climáticas”.

O IPMA colocou hoje o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo até terça-feira, por vento e precipitação.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas