MADEIRA Meteorologia

Crise/Energia: Governo alarga até 31 de agosto compensação para a pesca e aquicultura

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Agosto 2022
11:56

O Governo vai alargar até 31 de agosto o período de compensação pelos custos de energia para o setor da pesca e da aquicultura, divulgou hoje o Ministério da Agricultura e Alimentação.

A prorrogação do regime de apoio criado para a compensação aos operadores do setor da pesca e da aquicultura pelos custos adicionais de energia foi hoje publicada em Diário da República.

Neste âmbito, o regime é alargado até final do mês criando dois períodos de compensação: entre 24 de fevereiro e 30 de junho deste ano e entre 01 de julho e 31 de agosto, do mesmo ano.

"Os apoios previstos dirigem-se aos operadores da pesca, da aquicultura, da transformação de pescado e do comércio por grosso desses produtos, e assumem a forma de subvenção não reembolsável, na modalidade de montantes fixos, ou de um montante apurado com base numa taxa fixa de 30% dos custos médios mensais de energia de 2019", refere o ministério.

Em Portugal, "a pesca e a aquicultura figuram entre os 15 setores com maior dependência energética, sendo um setor que apresenta um elevado peso do valor dos consumos de energia, diretos e indiretos", lê-se no comunicado.

A alteração promovida em 18 de julho ao regulamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) "visou apoiar medidas específicas para mitigar os efeitos das perturbações do mercado, devidas à pandemia e à guerra na Ucrânia, na cadeia de abastecimento de produtos da pesca e da aquicultura".

As candidaturas são apresentadas 'online' no prazo de 30 dias úteis a contar da data de publicação do anúncio da sua abertura, aprovado pelo gestor e divulgado no portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt, e no portal do Mar 2020, em www.mar2020.pt, através da submissão de formulário eletrónico disponível no portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas