MADEIRA Meteorologia

Constituído grupo de trabalho que vai apresentar proposta de carreira de bombeiros

Data de publicação
13 Dezembro 2024
11:16

O despacho que constitui o grupo de trabalho que vai elaborar uma proposta de carreira, benefícios, regalias e formação para os bombeiros voluntários e profissionais das Associações de Bombeiros Voluntários (ABV) foi hoje publicado em Diário da República.

O grupo de trabalho tem a partir de sábado, quando entra em vigor, 60 dias para apresentar as conclusões do seu trabalho e uma proposta, indica o despacho assinado pelo ministro de Estado e das Finanças e pelas ministras da Administração Interna e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O diploma especifica que o grupo de trabalho tem como missão elaborar uma proposta para a “carreira dos bombeiros integrados de forma profissional nos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros”, para os “benefícios e regalias dos bombeiros integrados de forma voluntária” e para “a formação de todos os bombeiros integrados de forma voluntária ou profissional dos quadros de pessoal das Associações Humanitárias de Bombeiros”.

Este grupo é coordenado pelo representante do Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil e é composto por um representante dos gabinetes dos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, da Administração Pública, da Segurança Social, e do Trabalho.

Integram ainda o grupo um representante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como os presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Escola Nacional de Bombeiros, da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.

Na segunda-feira, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, António Nunes, criticou o atraso na criação deste grupo de trabalho.

Nesse dia, anunciou várias ações de protesto para o próximo ano, caso não consiga um acordo com o Governo sobre as principais reivindicações do setor.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas