MADEIRA Meteorologia

Comissão defende debate alargado sobre sustentabilidade da Segurança Social

Data de publicação
04 Abril 2024
16:23

A Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social defendeu hoje um debate alargado sobre o sistema de pensões, com base na versão definitiva do Livro Verde, reiterando que o documento final será entregue ao novo Governo.

Numa nota à imprensa, a comissão lamenta a divulgação na comunicação social da versão provisória do Livro Verde para a Sustentabilidade da Segurança Social, noticiada pelo Expresso, sublinhando que “deve haver um debate alargado na sociedade sobre estes temas, a partir dos contributos que decorreram” dos trabalhos da comissão, “mas na sua versão definitiva e no respeito pelos termos com que a comissão foi criada”.

A comissão de peritos foi constituída em setembro de 2022 pelo anterior Governo e, em 28 de março, entregou uma versão preliminar do Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial e respetivas notas técnicas, à então ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e ao secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

“Na suposição de que aqueles documentos tenham integrado a pasta de transição para o Governo em funções, esta comissão mantém a sua intenção de entregar a versão final do Livro Verde e das Notas Técnicas à responsável por esta pasta no XXIV Governo Constitucional [Maria do Rosário Palma Ramalho]”, indica a comissão de peritos.

Segundo avança hoje o jornal Expresso, a comissão considera que as regras de ajustamento automático da idade de reforma à evolução da esperança média de vida deviam aplicar-se também às reformas antecipadas, o que já mereceu críticas da UGT.

A comissão propõe o fim da pensão antecipada por desemprego de longa duração, possível a partir dos 57 anos de idade após esgotado o subsídio de desemprego.

Integram a comissão os especialistas Ana Fernandes, Amílcar Moreira, Armindo Silva, Manuel Caldeira Cabral, Susana Peralta e Vítor Junqueira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas