MADEIRA Meteorologia

Chega acusa República de abandonar os pescadores

Data de publicação
11 Fevereiro 2025
14:24

O deputado Francisco Gomes, eleito pelo Chega para a Assembleia da República, exigiu esclarecimentos ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, sobre a gestão das quotas de pesca do atum. Numa intervenção realizada durante uma audição regimental que teve lugar na Comissão de Agricultura e Pescas, o parlamentar madeirense acusou o governo da República de falhar na defesa dos interesses dos pescadores, particularmente os das regiões autónomas, afirmando que, na sua opinião, as promessas feitas aos pescadores não têm sido cumpridas.

O deputado destacou que o atum é uma das principais fontes de rendimento para os pescadores das regiões autónomas, alertando para as dificuldades que estes enfrentam devido às limitações impostas pelas quotas. A seu ver, as limitações não fazem sentido porque não tomam em conta que a pesca do atum é feita com recuso a técnicas artesanais e barcos de pequeno porte, não constintuindo uma ameaça aos ecossistemas marinhos.

“O governo não tem uma postura séria em garantir melhores condições para quem vive da pesca do atum. É inadmissível que os nossos pescadores continuem a ser jogados para a miséria! O desespero destes homens não incomoda ninguém, pois, para o governo, eles, simplesmente, não contam!”

Na sua intervenção, Francisco Gomes também apontou críticas ao PSD, PS e CDS, acusando-os de incoerência, pois, a seu ver, aqueles partidos dizem uma coisa na Madeira e fazem o seu oposto em Lisboa e em Bruxelas.

“Na Madeira, dizem que defendem o aumento das quotas, mas, em Lisboa, votam contra os projetos das pescas apresentados pelo CHEGA. A verdade é que não defendem os interesses das pescas, coisa nenhuma, mas querem apenas manter um ‘faz de conta’ para ganhar votos”, delarou

O deputado concluiu apelando a uma mudança de atitude por parte do governo e dos outros partidos. “Não podemos continuar a assistir à desvalorização de um setor tão importante para a economia das regiões autónomas. É tempo de agir e de cumprir as promessas feitas a quem depende do mar para viver”, finalizou Francisco Gomes, exigindo respostas concretas do ministro José Manuel Fernandes.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que ainda se justifica que o dia anterior ao ato eleitoral seja de reflexão?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas