MADEIRA Meteorologia

Caso gémeas: Chega volta a falhar entrega de relatório, novo prazo apontado para 4ª feira

Data de publicação
03 Março 2025
12:13

A deputada responsável pelo relatório com as conclusões da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras voltou a não entregar o documento no prazo previsto, confirmou à Lusa o presidente, que apontou quarta-feira como nova data.

A entrega do relatório esteve inicialmente prevista para o dia 20 de fevereiro, mas a deputada relatora – Cristina Rodrigues, do Chega – pediu o adiamento da entrega da versão preliminar para o final da última semana.

Este prazo também não foi cumprido e a estimativa do presidente da comissão é que, “em princípio”, o relatório seja entregue na quarta-feira, dia em que estava previsto o início da discussão do documento.

Esta situação levou o PSD a apresentar um pedido de suspensão do prazo da comissão de inquérito ao caso das crianças tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo, uma vez que a comissão teria de terminar os trabalhos até 25 de março.

“Para que exista uma análise cuidada e refletida do relatório, considera-se primordial a suspensão do prazo de funcionamento da comissão parlamentar de inquérito pelo período de mínimo de três semanas, ou seja, até ao dia 15 de abril e antecedendo o período da Páscoa”, lê-se no pedido.

Em declarações à Lusa, o deputado coordenador do PSD na comissão de inquérito mostrou-se “bastante preocupado” e considerou “impossível” manter a previsão de início da discussão do relatório na quarta-feira, uma vez que os deputados ainda não o têm em mãos.

António Rodrigues considerou que é preciso “tempo para analisar o documento e apresentar propostas de alteração”, pelo que propôs a suspensão do prazo de funcionamento da comissão.

Na quarta-feira estão marcadas reuniões da comissão de inquérito, primeiro de mesa e coordenadores e depois plenária, onde será discutido e votado o requerimento do PSD e eventualmente a redefinição do calendário da apreciação do relatório.

À Lusa, o presidente da comissão, Rui Paulo Sousa (do Chega) afirmou que não será possível começar nesse dia a discussão do relatório e concordou que as bancadas têm de ter tempo para avaliar o documento, antecipando que poderão ser “centenas de páginas”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas