MADEIRA Meteorologia

Atividades de tutoria pré-universitária de Coimbra arrancaram com 35 jovens

Data de publicação
29 Maio 2025
16:48

As atividades do programa de tutoria pré-universitária, para acompanhar jovens em situação de vulnerabilidade social e educativa, arrancaram em maio com 35 jovens, com idades dos 13 aos 18 anos, revelou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

“Neste momento, a tutoria está a decorrer com 35 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, todos provenientes das instituições parceiras”, informou a vice-reitora da UC para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque.

O regulamento do Step by Step ― Programa de Tutoria Pré-Universitário, desenvolvido no âmbito do projeto IN4DREAM da Universidade de Coimbra, foi publicado na quarta-feira no Diário da República.

Em resposta escrita à agência Lusa, Cristina Albuquerque explicou que o programa visa promover a integração escolar, o acompanhamento do estudo e o desenvolvimento de um espírito de cooperação e interaprendizagem entre os estudantes da Universidade de Coimbra e jovens pré-universitários, integrados em contextos de maior vulnerabilidade.

“Através da criação de relações de tutoria entre estudantes universitários e jovens em escolaridade obrigatória, pretende-se apoiar o seu desenvolvimento académico, facilitar a sua adaptação ao contexto educativo e reforçar as suas competências interpessoais, contribuindo, dessa forma, para a sua motivação com possíveis impactos em termos de sucesso escolar”, esclareceu.

Frequentam o programa 35 jovens pré-universitários, do 7.º ao 12.º ano, acolhidos por instituições sociais ou inseridos em Escolas TEIP (territórios educativos de intervenção prioritária).

“As sessões de tutoria decorrem em instituições parceiras, nomeadamente a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Dom Dinis, o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, a Casa da Infância Doutor Elysio de Moura, a Casa de Formação Cristã da Rainha Santa, a Comunidade Juvenil Francisco de Assis e o Centro de Acolhimento do Loreto”, indicou.

De acordo com a vice-reitora da UC, o programa iniciou a sua implementação com a abertura das inscrições para tutores, no final de fevereiro, tendo decorrido até 16 de março.

Já a capacitação dos tutores – que inclui sessões centradas em dinâmicas de grupo, tutoria em contextos educativos e de vulnerabilidade social, e metodologias ativas aplicadas à prática tutorial - teve lugar entre os dias 17 e 24 de março.

“Participam atualmente 28 estudantes da Universidade de Coimbra, que se inscreveram voluntariamente para exercer funções de tutoria e foram capacitados para o efeito. O programa implica um processo de monitorização contínua”, evidenciou.

O Step by Step tem como principais objetivos o acompanhamento e apoio ao estudo de jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo a aquisição de competências pessoais e sociais que incentivem uma maior autonomia na sua vida escolar e pessoal.

“Visa ainda favorecer o sucesso académico destes jovens e criar condições para que possam, no futuro, prosseguir os seus estudos no ensino superior”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas