MADEIRA Meteorologia

Alterações climáticas aumentam número de mortes por fumo gerado por incêndios, revela estudo

Data de publicação
22 Outubro 2024
8:41

As alterações climáticas influenciam cada vez mais o comportamento dos incêndios em todo o mundo e intensificam o seu fumo, o que agrava a poluição do ar e afeta a saúde pública nas cidades, aumentando o número de mortes.

Todos os anos morrem mais de 98.748 pessoas devido ao fumo dos incêndios, de acordo com dois estudos publicados na segunda-feira na Nature Climate Change e liderados pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research PIK.

O primeiro estudo confirma que entre 2003 e 2019, a área ardida em todo o mundo devido às alterações climáticas aumentou 15,8%, especialmente na Austrália, América do Sul, oeste da América do Norte e Sibéria.

Este aumento dos incêndios florestais neutralizou a diminuição da área ardida devido às alterações no uso do solo e ao aumento da densidade populacional nos últimos anos, apontaram os autores do estudo.

Com base nisto, o segundo estudo examinou como as alterações climáticas estão ligadas a um aumento global de mortes por poluição atmosférica relacionada com incêndios e revela que as alterações climáticas aumentaram estas mortes de 669 anualmente na década de 1960 para mais de 12.500 em 2010.

“O nosso estudo mostra que, quando ocorrem incêndios, a influência das alterações climáticas com condições climáticas mais secas e mais quentes é cada vez mais significativa”, explicou Chantelle Burton, investigadora do Met Office Hadley Center e coautora principal do primeiro estudo.

Com base num conjunto abrangente de modelos globais de incêndios e vegetação, mostram que as alterações climáticas aumentaram a área queimada em todo o mundo em 15,8% entre 2003 e 2019, em comparação com uma situação sem alterações climáticas, e especialmente virulência na Austrália, América do Sul, oeste da América do Norte e a Sibéria, as regiões mais propensas a incêndios.

Ao mesmo tempo, a área ardida em todo o mundo está a diminuir à medida que as terras naturais são convertidas para usos humanos, como a agricultura, o que reduziu as áreas disponíveis para incêndios em aproximadamente 19% no mesmo período.

No entanto, embora estas tendências se contraponham, os investigadores acreditam que o efeito das alterações climáticas nos incêndios aumenta ao longo do tempo, à medida que o clima continua a aquecer.

O segundo estudo avaliou o impacto global das alterações climáticas na poluição atmosférica provocada pelos incêndios e nos riscos para a saúde associados ao longo dos últimos 60 anos.

Especificamente, aponta que as mortes devido à poluição atmosférica causada por incêndios passaram de 46.401 anualmente na década de 1960 para 98.748 em 2010 e, de acordo com os seus cálculos, 669 mortes anuais na década de 1960 e mais de 12.500 em 2010 podem ser atribuídas às alterações climáticas.

“Isto mostra que as alterações climáticas representam cada vez mais uma ameaça para a saúde pública, devido ao aumento do fumo dos incêndios que afeta até mesmo áreas densamente povoadas”, sublinhou Chae Yeon Park, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão e autor principal.

O fumo dos incêndios contém partículas extremamente pequenas que penetram no sistema respiratório e representam um risco significativo para a saúde, causando doenças pulmonares e respiratórias.

Regiões como a América do Sul, a Austrália e a Europa registaram os aumentos mais significativos da mortalidade por incêndios atribuídos às alterações climáticas, coincidindo com condições mais quentes e secas provocadas pelo aquecimento global.

Embora a diminuição da humidade e o aumento das temperaturas aumentem o risco de incêndio, os investigadores também observaram que em algumas áreas, como o Sul da Ásia, o aumento da humidade levou a menos mortes por incêndios atribuíveis às alterações climáticas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

7:30

A depressão Nuria colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para chuva e vento (das 21h00 às 12h00 de amanhã) e ainda agitação marítima (amanhã,...

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

17:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso de Sinal 1 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira que prevê vento de força 8 (63...

• PUB
17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

Últimas

23:56

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes,...

23:50

A Ucrânia acusou hoje o exército russo de ter atingido um hospital militar em Kharkiv, nordeste do país, danificando o edifício e causando vítimas entre...

22:35

Vânia Jesus, em número dois, é a surpresa na lista da coligação PSD/CDS para as eleições à Assembleia da República, em 18 de maio, hoje divulgada.

Entra...

22:01

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Telavive para exigir que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegue a um acordo com o Hamas...

21:40

Lina Pereira, presidente do JPP, defende que “é tempo de deixar governar”, mas não deixa de questionar algumas escolhas feitas por Miguel Albuquerque para...

21:03

Pedro Coelho lidera a lista da coligação PSD/CDS às eleições para a Assembleia da República, que vão decorrer a 18 de maio próximo.

Seguem-se Vânia Jesus...

20:03

O Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que reivindica a legitimidade democrática no país, anunciou hoje uma trégua de duas semanas nas zonas afetadas...

• PUB
20:02

O Sporting venceu o Estrela da Amadora na Reboleira, por 3-0 e somou 65 pontos no topo da tabela, mais três que o Benfica, que está no segundo posto.

19:54

A Capitania do Funchal cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar do cancelamento,...

19:28

A Federação Portuguesa pela Vida defendeu hoje o apoio às grávidas, independentemente do país de origem e da legalidade da sua situação, e medidas para...