MADEIRA Meteorologia

Agência Lusa lança Lusa Verifica, serviço de verificação de factos

Data de publicação
20 Junho 2025
16:48

A agência Lusa vai lançar no domingo um novo serviço de ‘fact-checking’, Lusa Verifica, que a diretora de informação, Luísa Meireles, justifica como “um dever de serviço público” e um contributo para o esclarecimento da opinião pública.

“A desinformação vai, neste momento, muito além do jornalismo e exige mais do que o princípio do contraditório, princípio que a Lusa segue”, justificou Luísa Meireles, em declarações à Lusa.

O novo serviço resulta de um trabalho jornalístico, com recurso a técnicas e ferramentas que “permitem detetar informações e imagens falsas e descontextualizadas, disseminadas por tecnologias cada vez mais sofisticadas que chegam a qualquer pessoa”, acrescentou.

“Nesta altura é um dever de serviço público contribuir para esse esclarecimento que a direção de informação assume por inteiro”, explicou Luísa Meireles.

O presidente do conselho de administração da agência, Joaquim Carreira, afirmou que a desinformação “é uma ameaça à estabilidade social e à saúde das instituições democráticas”.

Por isso, “mais do que nunca, torna-se essencial o papel da Lusa, cujas raízes baseiam-se em valores de confiança e credibilidade para combater a propagação de desinformação”, defendeu.

“Ao garantir e melhorar o rigor e a transparência na informação”, a agência “reforça a confiança pública e contribui para que o debate democrático seja baseado em factos, beneficiando diretamente as instituições democráticas e a qualidade da participação cívica e contribuindo para uma maior inclusão na sociedade”, conclui Joaquim Carreira.

O serviço vai chamar-se Lusa Verifica e a classificação adotada pela agência será “Verdadeiro”, “Falso” ou “Verdadeiro, mas...”, para os casos de descontextualização, aplicando-se à verificação de factos para declarações ou alegações de responsáveis, tanto nacionais como internacionais.

A Lusa junta-se, assim, a outras agências noticiosas que têm este tipo de serviço e vai iniciar a sua certificação na plataforma europeia de ‘fact-checking’ (EFSCN, sigla em inglês de European Fact-Checking Standards Network) https://efcsn.com/ e plataforma internacional – IFCN- International Fact-Checking Network https://www.poynter.org/ifcn/.

A Lusa já tem uma página dedicada à atualidade sobre desinformação – https://combatefakenews.lusa.pt/ – e tem participado, desde 2024, num projeto do MediaLab do ISCTE na monitorização da desinformação durante a campanha eleitoral.

A agência pertence, igualmente, ao Iberifier, um projeto ibérico que visa combater a desinformação e integra mais de vinte centros de investigações e universidades, as duas agências de notícias de Portugal e Espanha (Lusa e EFE) e ‘fact-checkers’.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas