MADEIRA Meteorologia

ADN acusa empresa de sondagens de criar “condições que podem influenciar o eleitorado”

Data de publicação
08 Março 2024
13:00

O partido ADN – Alternativa Democrática Nacional informa, em comunicado, ter recebido a resposta da Comissão Nacional de Eleições relativa à denúncia sobre uma sondagem que foi realizada pela Universidade Católica – CESOP (Centro de Estudos e Sondagem de Opinião), onde não constava o partido ADN.

“A Universidade Católica – CESOP realizou sondagens onde não constava o nome do partido ADN. Hoje a Comissão Nacional de Eleições vem confirmar que esta empresa de sondagens cria condições que podem influenciar o eleitorado “, denuncia Bruno Fialho, presidente do ADN.

“A resposta da CNE é clara e objetiva, pelo que passo a citar: Constata-se que a empresa responsável pela sondagem inclui na sua metodologia listas de opções que são lidas aos inquiridos e que não esgotam a totalidade das candidaturas apresentadas à presente eleição legislativa”.

A este respeito, o presidente frisou que os resultados das sondagens que sejam apresentados antes do encerramento das urnas têm, “pelo menos em abstrato, o potencial de influenciar o eleitorado, que, perante certos cenários, reajusta a sua intenção de voto”.

Deste modo, aponta que a eventual eliminação de certas candidaturas das listas de opções apresentadas ativamente aos inquiridos reforça – “primeiramente, na mente desses inquiridos e, como potencial consequência, na apresentação dos resultados ao público – a presença das forças políticas mencionadas e fragiliza as não referidas, criando o potencial de alterar o resultado das sondagens, bem como de influenciar o eleitorado, precisamente o inverso do que o princípio da igualdade de oportunidades das candidaturas visa proteger”.

Face ao que antecede, a Comissão delibera recomendar à Universidade Católica Portuguesa / CESOP que, durante os períodos eleitorais, “se iniba de formular perguntas cujas listas de opções das respetivas respostas, quando lidas aos inquiridos, não contenham a totalidade das candidaturas apresentadas na área geográfica relevante à sondagem em causa.”, declara Bruno Fialho.

“Universidade Católica – CESOP, com esta conduta, acabou por influenciar os milhares de eleitores que contactou e os milhões que apenas veem os nomes dos partidos com assento parlamentar. Os portugueses têm de retirar as suas ilações e perceber que estão a ser manipulados por um regime político corrupto”, afirmou.

“A democracia está refém dos lóbis e poderes instalados há 5 décadas e o partido ADN é o único com coragem de os denunciar, razão pela qual aparecemos noutras sondagens eu respeitaram os portugueses”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas