MADEIRA Meteorologia

10 de Junho: Lagos acolhe comemorações do Dia de Portugal em 2025

Data de publicação
07 Fevereiro 2025
14:51

As comemorações do Dia de Portugal vão decorrer este ano em Lagos, estendendo-se à comunidade portuguesas em Macau, foi hoje divulgado num despacho do Presidente da República, que designa a escritora Lídia Jorge como presidente da comissão organizadora.

O despacho do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, datado de 30 de janeiro e hoje publicado em Diário da República, designa “a cidade de Lagos como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 2025, estendendo as celebrações à comunidade portuguesa em Macau”.

O documento estabelece que, “para a organização das comemorações é constituída uma Comissão presidida pela doutora Lídia Jorge, escritora”, sem adiantar pormenores sobre o programa das celebrações.

A comissão integra ainda o general José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, a Secretária-Geral da Presidência da República, Ana Cristina Batista, e o Chefe do Protocolo de Estado, Jorge da Silva Lopes.

A cidade de Lagos volta a ser o palco das comemorações do Dia de Portugal, 29 anos depois de ali se ter assinalado o Dia 10 de Junho, em 1996, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Lagos, Hugo Pereira, disse que “a designação é um grande motivo de honra e um reconhecimento histórico pela cidade algarvia”.

“É um motivo de orgulho para todos os lacobrigenses porque projeta a cidade e o seu papel na economia nacional, realçando também a sua importância como cidade dos Descobrimentos”, sublinhou.

Hugo Pereira realçou também a “honra que é ter a escritora algarvia Lídia Jorge a presidir à comissão organizadora das comemorações, num programa que vai ser definido pela Presidência da República e que terá todo o apoio do município”.

Em 2024, as celebrações do Dia de Portugal decorreram em três concelhos de Leiria afetados pelos incêndios de 2017 e em Coimbra, estendendo-se as comemorações à comunidade portuguesa na Suíça.

A Suíça foi o sétimo país a acolher a celebração, após França (2016), Brasil (2017), Estados Unidos (2018), Cabo Verde (2019), Reino Unido (2022) e África do Sul (2023).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas