MADEIRA Meteorologia

Xi Jinping diz a Costa que China e UE “não têm conflitos de interesses”

Data de publicação
14 Janeiro 2025
15:54

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou hoje que a China e a União Europeia (UE) “não têm conflitos de interesses fundamentais” e apelou ao respeito mútuo, durante uma conversa telefónica com o líder do Conselho Europeu, António Costa.

“A China continua empenhada num desenvolvimento e abertura de alta qualidade, o que trará novas oportunidades para as relações com a UE”, afirmou o chefe de Estado chinês durante a primeira conversa telefónica que manteve com o presidente do Conselho Europeu, cargo que o ex-primeiro-ministro português assumiu em dezembro passado, segundo a agência noticiosa chinesa oficial Xinhua.

O telefonema surge num período de crescentes tensões comerciais entre Pequim e Bruxelas.

O bloco europeu impôs no ano passado taxas alfandegárias entre 7,8% e 35,3% sobre veículos elétricos oriundos da China, que se soma à taxa padrão de importação de carros da UE, de 10%.

Pequim retaliou com a imposição de taxas sobre a aguardente europeia e investigações ‘antidumping’ – preço de venda inferior ao custo de produção – sobre a carne de porco e laticínios europeus.

A conversa telefónica surge também um dia depois de Costa ter anunciado que os líderes dos 27 Estados-membros da UE, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, vão reunir-se a 03 de fevereiro na Bélgica para discutir a defesa e segurança europeia.

Este encontro acontece no âmbito dos retiros informais de líderes que António Costa quer instituir para melhorar o método de trabalho do Conselho Europeu.

Ainda na conversa com Costa, Xi Jinping garantiu que a China “apoia o processo de integração europeia”, bem como a “independência estratégica” da UE.

“A China sempre viu a Europa como um polo importante no mundo multipolar. Sempre apoiámos a integração europeia e o objetivo de autonomia estratégica da UE”, afirmou, citado pela Xinhua.

A China tem defendido maior autonomia da Europa face aos Estados Unidos, numa altura de crescente rivalidade entre Pequim e Washington nas áreas do comércio, tecnologia, geopolítica ou segurança.

De acordo com Xi Jinping, a história das relações entre a China e a UE mostra que “se ambas as partes mantiverem o respeito mútuo, se tratarem como iguais e mantiverem um diálogo franco, podem fazer avançar a cooperação e alcançar resultados significativos”.

Igualmente citado pela agência chinesa Xinhua, António Costa afirmou que a UE está “pronta a trabalhar com a China” para resolver as diferenças económicas e comerciais “através do diálogo e da consulta”.

Esta troca de palavras entre António Costa e Xi Jinping acontece a poucos dias da tomada de posse do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Pequim gostaria, segundo as palavras do líder chinês, de ter uma relação “estável, saudável e sustentável” com Washington, mas os especialistas acreditam que o gigante asiático estará preparado para se defender no caso de Trump intensificar a guerra comercial que iniciou no seu primeiro mandato (2017-2021).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas