Um avião particular que transportava o vice-ministro-chefe indiano, Ajit Pawar, caiu hoje em campo aberto no oeste da Índia, matando todas as cinco pessoas a bordo, informaram as autoridades aeronáuticas indianas.
A aeronave voava da capital financeira da Índia, Mumbai, com destino à cidade natal de Pawar, Baramati, quando fez uma aterragem forçada e se incendiou, a cerca de 254 quilómetros de Mumbai. A causa do acidente não foi revelada.
Pawar, 66 anos, era vice-ministro-chefe do estado de Maharashtra, no oeste da Índia e viajava para Baramati para fazer campanha no âmbito de uma eleição local, quando o avião desapareceu dos radares.
Dois dos assessores e dois membros da tripulação a bordo do Learjet 45 de tamanho médio também morreram, informou a direção-geral da aviação civil indiana num comunicado.
Pawar era uma figura importante na política estadual e atuava como o segundo mais alto funcionário eleito em Maharashtra, integrando a coligação no Governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, naquele estado. O político era particularmente influente na região e conhecido pela capacidade de mobilizar eleitores rurais num estado produtor de açúcar.
Narenda Modi já expressou condolências, considerando Pawar um servidor público comprometido.
“A sua compreensão das questões administrativas e a sua paixão por empoderar os pobres e oprimidos também eram notáveis”, disse Modi numa publicação na rede social X.
“A sua morte prematura é muito chocante e triste. Condolências à sua família e aos seus inúmeros admiradores”, acrescentou.