MADEIRA Meteorologia

Venezuela envia 500 militares para combater grupos criminosos no Amazonas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Agosto 2023
9:10

A Venezuela enviou mais de 500 mil soldados para o sul do país, para a região do Alto Orinoco, no estado do Amazonas, para combater grupos criminosos que violam as leis ambientais.

O anúncio foi feito na quarta-feira pelo Comandante Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela (FANB), general-chefe Domingo Lárez.

"Mais de 500 efetivos das FANB estão a deslocar-se para o Alto Orinoco para lutar pela integridade territorial e soberania nacional, contra grupos criminosos que atacam o meio ambiente", anunciou Lárez.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), o general sublinhou que "a proteção ambiental é tarefa de todos, é um dever e um direito constitucional".

Por outro lado, Lárez explicou que as FANB continuam "a evacuar os mineiros ilegais do Parque Nacional Yapacana, desmantelando habitações ilegais e destruindo equipamentos que são predatórios para o ambiente".

"Nenhum interesse privado está acima dos interesses do Estado e dos direitos da natureza", frisou o militar.

Lárez anunciou ainda que, no âmbito de uma operação, militares venezuelanos localizaram, em Anzoátegui, 500 quilómetros a leste de Caracas, "num armazém em estado de abandono, 180 sacos com 9.000 mil quilogramas de ureia".

"Estas substâncias químicas têm o potencial de serem utilizadas como substâncias precursoras para a produção de drogas ilícitas", precisou o general.

Lárez disse que "o Estado venezuelano luta diariamente contra o tráfico ilegal de substâncias psicotrópicas e estupefacientes".

Segundo a imprensa local, foram identificados integrantes de organizações criminosas e grupos armados e guerrilheiros no estado venezuelano de Amazonas.

Estes grupos usam a região como rota de tráfico de drogas, ouro e armas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas