MADEIRA Meteorologia

UE acusa Rússia de cinismo por convocar reunião sobre multilateralismo na ONU

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Abril 2023
16:26

A União Europeia (UE) acusou hoje a Rússia de cinismo por convocar uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o multilateralismo, considerando que Moscovo violou a Carta da organização com a invasão da Ucrânia.

"Ao organizar este debate, a Rússia está a tentar apresentar-se como defensora da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e do multilateralismo. Nada pode estar mais longe da verdade. É cínico. Todos nós sabemos que enquanto a Rússia está a destruir, nós estamos a construir. Enquanto eles violam, nós protegemos", disseram os 27 Estados-Membros da UE em comunicado.

O Conselho de Segurança reuniu-se hoje para um debate aberto de nível ministerial sobre "Multilateralismo efetivo através da defesa dos princípios da Carta da ONU", convocado pela Rússia e presidido pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

De acordo com a UE, se a Rússia se preocupa realmente com o multilateralismo efetivo, a primeira maneira de provar isso seria "retirar imediata, completa e incondicionalmente todas as suas forças militares do território da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas".

"A comunidade internacional deve permanecer firmemente empenhada em garantir a responsabilização pelos crimes cometidos na Ucrânia e contra ela", diz o comunicado.

"Queremos enfatizar que todos os esforços de apoio à Ucrânia vieram em adição, e não em substituição, dos nossos compromissos globais. Manter a ordem baseada em regras, um termo que a Rússia deliberadamente interpreta erradamente, significa respeitar o direito internacional e a Carta da ONU e garantir que essas regras se apliquem a todos", acrescenta a nota.

Os 27 Estados-membros da União Europeia asseguraram ainda que serão "implacáveis" no compromisso de defender o direito internacional e de trabalhar como uma força para a paz inclusiva, o desenvolvimento sustentável e a promoção e proteção dos direitos humanos.

A Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e com poder de veto, assumiu este mês a presidência rotativa do órgão, que tem capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo.

Lavrov viajou para Nova Iorque no âmbito da presidência russa do Conselho de Segurança e presidirá a dois debates, sobre o multilateralismo e o Médio Oriente.

O chefe da diplomacia russa aproveitará ainda a oportunidade para discutir diretamente com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a continuidade do acordo dos cereais do Mar Negro e o descontentamento de Moscovo com a falta de cumprimento de certos aspetos da iniciativa.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas