MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Secretário-geral da NATO confirma convite a Kiev para cimeira em Haia

Data de publicação
04 Junho 2025
17:28

O secretário-geral da NATO confirmou hoje o convite à Ucrânia para a cimeira anual da organização, no final de junho em Haia, e defendeu gastos militares de 5% do PIB até 2032 para garantir a segurança dos aliados.

“Convidei a Ucrânia para a cimeira”, declarou Mark Rutte em conferência de imprensa antes da reunião dos ministros da Defesa da Aliança Atlântica, que terá lugar na quinta-feira em Bruxelas.

No entanto, não especificou em que parte da cimeira, a decorrer nos dias 24 e 25 de junho, a Ucrânia vai participar.

“Publicaremos o programa o mais breve possível com mais detalhe”, indicou.

As cimeiras da NATO reúnem os chefes de Estado e de Governo dos membros da organização transatlântica, e líderes de outros países parceiros são frequentemente convidados.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou de forma remota na cimeira de 2022, em Madrid, a primeira desde a invasão em larga escala da Rússia.

Em 2023, Zelensky viajou pessoalmente para a cimeira da NATO em Vilnius e, em 2024, participou também na reunião de líderes em Washington.

Este ano, surgiram dúvidas em relação à sua presença, devido ao menor compromisso com o apoio à Ucrânia do Presidente norte-americano, Donald Trump, que também já confirmou que viajará para Haia.

O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, que chefiou a delegação do seu país nas últimas conversações diretas com a Rússia, na segunda-feira em Istambul (Turquia), pediu hoje um sinal de unidade da NATO para manter o seu apoio a Kiev face ao que considerou ultimatos russos.

“A Ucrânia envia as suas equipas a todo o momento para negociações, mas vemos que, por enquanto, os ultimatos continuam”, lamentou o ministro ucraniano, antes da reunião do Grupo de Contacto para a Ucrânia, a decorrer hoje em Bruxelas, que reúne 50 aliados militares de Kiev.

Neste sentido, Umerov reiterou a sua gratidão para com os países que ajudam a Ucrânia no campo de batalha e expressou a sua expectativa de “anúncios positivos” dos aliados em relação a novos apoios.

Na conferência de imprensa de hoje, Mark Rutte alertou que a despesa dos Estados-membros de apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa, que é o compromisso atual, não permitirá que a Aliança se mantenha segura no futuro.

“Se achamos que podemos manter-nos seguros mantendo-nos nos 2%, esqueçam”, declarou.

Rutte advertiu que, em três a cinco anos, a NATO se encontrará “em grandes dificuldades” se não aumentar as despesas com a defesa para além daquela fasquia.

No entanto, disse esperar que a maioria dos aliados, “se não todos”, atinjam a meta inicial este ano.

Neste sentido, Rutte referiu que cabe aos Estados-membros decidir onde encontrar o dinheiro adicional para aumentar as despesas com a defesa, mas mencionou os aumentos de impostos, o aumento da dívida ou as poupanças noutras áreas como possíveis áreas.

O secretário-geral da NATO defende aliás que os parceiros da Aliança Atlântica invistam 5% do seu PIB na defesa até 2032, dos quais 3,5% seriam destinados a despesas militares puras, enquanto o restante seria investido em questões relacionadas com a defesa, como a proteção de infraestruturas ou a ciberdefesa.

O responsável da NATO referiu ainda que a defesa aérea e antimíssil, as armas de longo alcance e “grandes formações de manobra terrestre estão entre as principais prioridades” da organização transatlântica.

“Precisamos de mais recursos, mais forças e capacidades para estarmos preparados para enfrentar qualquer ameaça e implementar plenamente os nossos planos de defesa coletivos”, afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas