MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Reino Unido anuncia novo pacote de ajuda militar de 150 milhões de libras

Data de publicação
12 Fevereiro 2025
17:23

O Reino Unido anunciou hoje um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 150 milhões de libras (179,7 milhões de euros) e que inclui drones, tanques e sistemas de defesa aérea.

O novo apoio foi divulgado pelo secretário britânico da Defesa, John Healey, no início da 22.ª reunião do grupo de cerca de 50 países que apoiam os ucranianos face à invasão russa e que foi hoje presidida pela primeira vez pelo Reino Unido e não pelos Estados Unidos.

Em comunicado, o Ministério da Defesa britânico precisou que a nova ajuda será utilizada para “apoiar as tropas ucranianas que lutam contra a Rússia na linha da frente”, no âmbito de um compromisso anual com a Ucrânia de três mil milhões de libras (3.595,2 milhões de euros), no âmbito do conflito prestes a registar o seu terceiro ano.

A ajuda britânica à Ucrânia atingiu o valor mais elevado este ano, com um total de 4,5 mil milhões de libras (5.392,8 milhões de euros).

“A Rússia está enfraquecida, mas continua a ser indiscutivelmente perigosa e está a ganhar terreno lentamente”,segundo a mesma fonte, notando que o trabalho enquanto ministros da Defesa é “colocar nas mãos dos combatentes ucranianos o que precisam para lutar e ajudar a forçar (o Presidente russo) Putin a sentar-se à mesa das negociações”.

De acordo com os números divulgados hoje pelo Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, os aliados ultrapassaram o seu compromisso de gastar 40 mil milhões de euros na defesa da Ucrânia este ano e atingiram os 50 mil milhões.

Por seu lado, o secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que participou pela primeira vez numa reunião deste grupo internacional de parceiros da NATO, deixou claro que os europeus devem envolver-se mais na segurança da Ucrânia.

O responsável não considera “realista” que o país possa regressar às fronteiras internacionalmente reconhecidas de 2014 quando a Rússia começou a apoderar-se dos seus territórios, nem que o país obtenha a adesão à NATO como parte das suas garantias de segurança quando houver um acordo de paz.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas