MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Estados Unidos devem convencer a Rússia a aceitar tréguas defende Zelensky

Data de publicação
11 Março 2025
19:06

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que os Estados Unidos devem convencer a Rússia a aceitar o cessar-fogo de 30 dias proposto nas conversações entre ucranianos e norte-americanas na Arábia Saudita.

“Os Estados Unidos devem convencer a Rússia a aceitar o cessar-fogo”, defendeu Zelensky durante o seu discurso diário transmitido nas redes sociais, acrescentando que a Ucrânia encara a trégua proposta “de forma positiva”.

O líder ucraniano anunciou que o seu país “aceita esta proposta”.

“Estamos prontos para dar este passo”, garantiu, na sequência de uma reunião, em Jeddah, entre representantes ucranianos e norte-americanos.

Os Estados Unidos “compreendem os nossos argumentos e percebem as nossas propostas”, continuou Zelensky, que agradeceu ao seu homólogo Donald Trump pela “conversa construtiva” entre as equipas dos dois países.

“A Ucrânia está pronta para a paz. A Rússia deve mostrar se está pronta para acabar com a guerra ou para a continuar”, acrescentou Zelensky sobre o conflito que se iniciou em fevereiro de 2022.

O chefe da administração presidencial ucraniana, Andriï Iermak, que participou nas negociações em Jeddah, também fez eco de uma reunião “construtiva”.

“Uma paz justa é a chave para nós. Queremos uma paz duradoura”, sublinhou o responsável no canal de mensagens Telegram.

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, ao mesmo tempo que Washington concorda levantar a suspensão da ajuda militar a Kiev, segundo uma declaração conjunta hoje divulgada.

Após as negociações das delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia em Jeddah, na Arábia Saudita, as partes também se comprometeram a chegar “o mais depressa possível” a um acordo sobre os minerais ucranianos, indica a declaração.

O entendimento prevê igualmente o levantamento da suspensão da partilha de dados dos serviços de informação norte-americanos com as autoridades ucranianas.

O chefe da diplomacia de Washington, Marco Rubio, disse que a Ucrânia aceitou iniciar “negociações imediatas” com a Rússia e indicou que a proposta de acordo será agora partilhada com Moscovo.

“Vamos dizer-lhes [aos russos] que é isso que está em cima da mesa. A Ucrânia está pronta para parar de disparar e começar a conversar. E agora caberá a eles dizer sim ou não”, comentou Rubio sobre a etapa seguinte das conversações para o fim das hostilidades.

O anúncio de hoje em Jeddah surge após representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos encetarem negociações sobre o fim da guerra, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão russa.

A Rússia ainda não se pronunciou sobre a questão.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas