MADEIRA Meteorologia

Trump ameaça cortar fundos a estabelecimentos de ensino que permitam manifestações ilegais

Data de publicação
04 Março 2025
15:09

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje, através da sua rede social Truth, que pretende interromper “todo o financiamento federal” para estabelecimentos de ensino que “permitam manifestações ilegais”.

“Todo o financiamento federal será travado para qualquer faculdade, escola ou universidade que permita protestos ilegais”, escreveu Donald Trump, adiantando que “os agitadores serão presos e/ou deportados para os seus países de origem”.

“Os estudantes americanos serão expulsos permanentemente ou, dependendo dos seus crimes, detidos. Sem máscaras”, acrescentou o Presidente norte-americano, sem especificar a que manifestações se referia.

No ano passado, vários campus universitários americanos foram palco de manifestações pró-palestinianas, o que foi fortemente denunciado por Trump durante a sua campanha para a Casa Branca.

Esta segunda-feira, a administração Trump também considerou rescindir contratos no valor de mais de 50 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros) com a prestigiada Universidade de Colúmbia, criticando-a por não proteger os seus estudantes judeus.

A secretária de Estado da Educação condenou a “aparente incapacidade da Universidade de Colúmbia em cumprir as suas responsabilidades no âmbito deste acordo fundamental”, o que, segundo referiu, “levanta sérias questões quanto à sua capacidade de continuar a trabalhar com o Governo dos Estados Unidos”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas