MADEIRA Meteorologia

Tempestade Boris causa um morto na Polónia e quatro desaparecidos na República Checa

Data de publicação
15 Setembro 2024
9:50

Uma pessoa morreu afogada na Polónia e quatro outras estão desaparecidas na vizinha República Checa, onde a tempestade Boris causou chuvas torrenciais e a subida dos rios, anunciaram hoje as autoridades dos dois países.

A tempestade está a afetar toda a Europa Central e Oriental, causando danos e inundações na República Checa, Eslováquia, Polónia e Roménia. No sábado, já provocou a morte de quatro pessoas no sudeste da Roménia.

Milhares de pessoas foram retiradas das suas casas e as operações prosseguem hoje na Polónia e na República Checa, onde centenas de milhares de casas estão sem eletricidade.

“Temos a primeira morte confirmada por afogamento, na região de Klodzko”, na fronteira entre a Polónia e a República Checa, declarou hoje de manhã o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, que desde sábado viaja pelo sudoeste do país, a região mais atingida pelas inundações.

Na República Checa, a polícia deu conta do desaparecimento de quatro pessoas: três num carro que foi arrastado para um rio na cidade de Lipova-Lazne, no nordeste do país, e um homem arrastado por um riacho no sudeste.

A situação é particularmente grave no nordeste do país, onde uma grande parte da cidade de Opava foi evacuada devido ao transbordamento do rio com o mesmo nome.

No sul da República Checa, uma barragem transbordou e a água inundou cidades e aldeias a jusante.

No sudoeste da Polónia, as águas transbordaram os diques das cidades de Glucholazy e Ladek Zdroj. Cerca de 1.600 pessoas tiveram de ser retiradas na região de Klodzko.

As autoridades polacas chamaram o exército para apoiar os bombeiros no local.

A chuva forte começou na sexta-feira e deverá durar pelo menos até segunda-feira na República Checa e na Polónia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas