MADEIRA Meteorologia

Suspeito do grupo Estado Islâmico assume morte de três pessoas na Alemanha

Data de publicação
27 Maio 2025
12:27

Um sírio suspeito de pertencer ao grupo Estado Islâmico (EI) declarou-se hoje culpado da morte por esfaqueamento de três pessoas num festival na Alemanha em agosto de 2024, no início do julgamento em Dusseldorf.

Numa declaração lida pelo advogado, Issa Al Hasan admitiu ter “cometido um crime grave”.

“Três pessoas morreram às minhas mãos. Feri gravemente outras”, afirmou, acrescentando que merecia “uma pena de prisão perpétua”.

Issa Al Hasan, um requerente de asilo com 26 anos à data dos factos, foi acusado de três homicídios, 10 tentativas de homicídio e de pertencer a uma organização terrorista estrangeira pelo Ministério Público Federal alemão.

De acordo com a acusação lida na primeira audiência na cidade do oeste da Alemanha, o réu é “um apoiante da ideologia” da organização EI, também conhecida pelo acrónimo árabe Daesh, e “decidiu nesta base cometer” o ataque.

Queria ferir “representantes do tipo de sociedade ocidental que rejeitava” e “vingar-se das ações militares dos Estados ocidentais”, segundo o Ministério Público Federal.

Antes de cometer o ato, contactou um membro do EI por correio eletrónico, que o encorajou e lhe garantiu que o grupo terrorista “assumiria a responsabilidade pelo crime”.

O suspeito filmou-se então a si próprio a jurar fidelidade ao grupo, vídeos que transmitiu ao contacto imediatamente antes do ataque.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas