MADEIRA Meteorologia

Síria: Enviado da ONU avisa para risco de regresso de conflitos

Data de publicação
21 Maio 2025
18:07

O enviado da ONU para a Síria, Geir Pedersen, alertou hoje para o risco de “regresso do conflito” e da “maior fragmentação” da situação no país, num contexto “de provocação” entre comunidades.

“Os desafios que a Síria enfrenta são imensos e os perigos reais de um conflito renovado e de uma maior fragmentação ainda não foram superados”, disse Pedersen, por vídeo, a partir de Damasco, numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, mais de cinco meses após a queda do regime do ex-presidente Bashar al-Assad.

“Continuo preocupado com o risco de mais violência e com tais acontecimentos poderem minar a confiança”, considerou o enviado da ONU.

Pedersen referia-se aos ataques de março contra a minoria alauita - associada ao regime de Bashar al-Assad - assim como a atos de violência, no final de abril, contra a minoria drusa, no que considerou ser um contexto de “provocações às tensões entre comunidades”.

Na terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, já tinha manifestado preocupação com a situação na Síria, avisando que o país pode estar a semanas de uma nova “guerra civil em grande escala”.

Apesar destes perigos, Geir Pedersen congratulou-se com o anúncio do levantamento das sanções dos EUA contra a Síria e com a decisão da UE de levantar as sanções económicas, vendo estes gestos como uma resposta à esperança de sucesso na transição política.

Geir Pedersen voltou a condenar os ataques israelitas em território sírio e manifestou preocupação com a escalada de ataques do grupo extremista Estado Islâmico (EI) nas últimas semanas em vários pontos do país.

O ex-presidente Bashar al-Assad foi deposto a 08 de dezembro de 2024, após uma ofensiva-relâmpago liderada por uma coligação de grupos rebeldes, dominados por movimentos islamitas que estão agora no poder em Damasco.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas