MADEIRA Meteorologia

Setor automóvel norte-americano teme crise na produção com tarifas de Trump

Data de publicação
02 Fevereiro 2025
18:08

O setor automóvel norte-americano teme que as tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que entrarão em vigor na terça-feira, possam provocar um colapso na produção automóvel dentro de poucas semanas.

O presidente da Associação Canadiana de Fabricantes de Veículos (CVMA na sigla em inglês) - que inclui a General Motors, a Ford e a Stellantis - disse à emissora pública canadiana CBC que a indústria “enfrenta potenciais crises na América do Norte, não apenas no Canadá e no México, mas também nos Estados Unidos”.

Brian Kingston acrescentou que as taxas aduaneiras impostas pelo Presidente dos Estados Unidos resultarão em destruição de emprego e em aumentos de “milhares de dólares” nos preços dos carros para os consumidores norte-americanos.

Opinião semelhante expressou o presidente da Associação de Fabricantes de Peças de Automóveis (APMA em inglês), cuja organização reúne dezenas de fabricantes de componentes no Canadá. Flavio Volpe previu que “a produção de peças e veículos na América do Norte parará” dentro de poucos dias.

Linda Hasenfratz, presidente de um dos mais importantes membros da APMA, a fabricante Linamar, estimou mesmo ao jornal canadiano The Globe and Mail que a produção norte-americana vai parar em uma semana.

“Vai criar um custo exorbitante e os nossos clientes não vão conseguir absorvê-lo. Os consumidores, claro, não vão pagar e a procura vai desintegrar-se”, disse.

O setor automóvel dos Estados Unidos e do Canadá está profundamente integrado desde a década de 1950, com algumas peças a atravessarem a fronteira entre os dois países até oito vezes. A mesma coisa acontece entre os Estados Unidos e o México.

Nos Estados Unidos, a MichAuto (associação de produtores do setor no estado de Michigan) criticou as tarifas e alertou para os “danos colaterais” que irão provocar.

“As nossas economias estão intimamente ligadas”, disse o presidente executivo da MichAuto, Glenn Stevens, em comunicado.

De momento, 40% da produção norte-americana da General Motors é feita no Canadá e no México. Só no México, a General Motors produz cerca de 845 mil veículos, a maioria dos quais exporta para Estados Unidos e Canadá.

A Ford produz mais de 350 mil automóveis no México, que são exportados para os Estados Unidos, e a empresa japonesa Nissan produz 326 mil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas