MADEIRA Meteorologia

Rússia começa a construir primeira central nuclear do Cazaquistão

Data de publicação
08 Agosto 2025
14:13

A Rússia começou hoje a construir no Cazaquistão a primeira central nuclear da república centro-asiática, anunciou a Agência de Energia Atómica (AEA) cazaque.

Perto da localidade de Ulken, no sul do país, especialistas da Rosatom, a agência russa de energia atómica, iniciaram a perfuração de poços para recolher amostras do solo, bem como avaliar a estabilidade sísmica e as características hidrológicas do terreno.

Esses trabalhos de prospeção são fundamentais para determinar a localização segura da central nuclear.

“Hoje é apenas o primeiro passo, mas é aquele que decide o caminho do Cazaquistão para a formação de uma nova indústria de alta tecnologia na economia do país”, disse o diretor da AEA, Almasadan Satkaliev, na cerimónia de inauguração da obra.

A construção da central nuclear, com conclusão prevista em 2035-2036, vai envolver um investimento de entre 14 e 15 mil milhões de dólares (cerca de 12 a 13 mil milhões de euros, ao câmbio atual), acrescentou a mesma fonte.

As graves consequências para a população e o meio ambiente deixadas pelos testes nucleares realizados na época soviética no nordeste do Cazaquistão adiaram durante anos o debate sobre a conveniência do uso da energia atómica no país.

Por iniciativa do Presidente cazaque, Kasim-Jomart Tokayev, em 06 de outubro do ano passado, realizou-se um referendo no país sobre a construção de uma central nuclear no sul do território, iniciativa que foi apoiada por 71,12% dos eleitores.

Depois da consulta, Tokayev anunciou que o Cazaquistão planeava construir mais duas centrais nucleares.

Na semana passada, o primeiro vice-primeiro-ministro cazaque, Roman Sklyar, anunciou que as duas centrais vão ser construídas pela China, numa localização ainda por decidir.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas