MADEIRA Meteorologia

Resgatados 184 migrantes no Canal da Mancha

Data de publicação
01 Junho 2025
10:50

Entre a noite de sexta-feira e a tarde de sábado foram resgatadas 184 pessoas que tentavam atravessar ilegalmente, em pequenas embarcações, o Canal da Mancha, entre França e Inglaterra.

As autoridades marítimas francesas informaram hoje que as operações decorreram no Estreito de Pas-de-Calais.

Desde o início do ano, pelo menos 15 pessoas morreram no Canal da Mancha, segundo uma contagem da agência AFP baseada em números oficiais.

As últimas, uma mulher e uma criança, morreram ao largo da costa de Calais na noite de 20 para 21 de maio, após uma série de outros naufrágios e incidentes fatais.

No ano passado, 78 migrantes morreram nestas perigosas travessias da fronteira franco-britânica, um recorde desde o início deste fenómeno na região, em 2018.

Em meados de maio, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que estava a considerar a possibilidade de criar “centros de regresso” fora do Reino Unido para os requerentes de asilo rejeitados, uma fórmula comparável à prevista pela União Europeia.

Pressionado pela ascensão do partido de extrema-direita Reform UK, o Partido Trabalhista comprometeu-se a reduzir a imigração regular e irregular no Reino Unido.

Cerca de 36.800 imigrantes entraram no Reino Unido em 2024, principalmente do Afeganistão, Síria e Irão, e quase 13.000 desde janeiro, mais do que no mesmo período do ano passado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas