MADEIRA Meteorologia

Putin exige plano de defesa até 2036 que incorpore experiência na Ucrânia e novas armas

Data de publicação
11 Junho 2025
22:24

O Presidente russo, Vladimir Putin, exigiu hoje a criação de um Plano de Defesa do Estado até 2036 que aproveite a experiência de guerra na Ucrânia e as tendências do desenvolvimento global do armamento para o futuro.

“A nossa tarefa hoje é desenvolver um novo programa a longo prazo para toda a gama de sistemas de armas, incluindo os mais avançados, aproveitando ao máximo a experiência de operações militares especiais, diversos conflitos regionais e as tendências globais no desenvolvimento de tecnologias militares”, sublinhou Putin.

O Presidente russo, que falava numa reunião dedicada ao desenvolvimento do setor militar-industrial, elogiou o facto de, entre 2008 e 2010, terem sido tomadas medidas para impulsionar o desenvolvimento do armamento russo, o que permitiu à Rússia atingir o seu nível atual.

“Isto permite-nos hoje produzir o volume necessário de armas e de equipamento”, observou.

O chefe de Estado russo anunciou que, a partir de hoje, serão realizadas uma série de reuniões de trabalho para analisar “os parâmetros-chave de um novo programa de armamento para o período de 2027 a 2036”.

“Deve ser dada especial atenção à tríade nuclear, que foi e continua a ser a garante da soberania da Rússia e desempenha um papel fundamental para garantir o equilíbrio de forças a nível global”, salientou.

Putin também realçou que “a força dominante nas guerras modernas, de qualquer escala e intensidade, continua a ser as forças terrestres”.

“E é necessário aumentar as suas capacidades de combate o mais rapidamente possível, criar condições sólidas para o seu desenvolvimento e garantir a criação de sistemas de armas avançados, com as mais elevadas características táticas e técnicas e passíveis de modernização”, vincou.

Para o governante russo “é importante avaliar as necessidades com antecedência e preparar as infraestruturas para a implantação de novos sistemas de armas, incluindo bases, arsenais, aeródromos e outros”.

Os recursos financeiros para a construção e modernização destas instalações devem ser claramente incluídos no programa estatal, acrescentou, apelando a esforços para garantir que as novas armas não são deixadas “à vista”.

O líder do Kremlin apontou ainda que o novo programa “deve tornar-se uma ferramenta eficaz para a implementação da recém-aprovada Estratégia de Desenvolvimento das Forças Armadas Russas até 2050”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas