MADEIRA Meteorologia

Presos políticos: Familiares de madeirenses detidos na Venezuela aguardam com expectativa e esperança

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
08 Janeiro 2026
22:02

É com muita espectativa, mas também com esperança redobrada que os familiares dos dois madeirenses detidos na Venezuela – Juan Rodríguez do Ramos, da Ponta do Sol, e Fernando Venâncio, da Ponta Delgada (e não de Câmara de Lobos, como chegou a ser veiculado) – aguardam a libertação destes homens que se encontram presos pelo regime de Nicolás Maduro.

Alejandra Rodríguez e Fernando Venâncio (filho) relevaram hoje ao JM que seguem com muita atenção o desenrolar da situação.

As autoridades da Venezuela anunciaram, esta quinta-feira, a libertação de um “número significativo” de presos, tanto venezuelanos como estrangeiros, num processo que já está a decorrer.

O Governo de Espanha confirmou, há instantes, a libertação de cinco espanhóis. “Celebramos a libertação dos espanhóis que passaram mais de um ano detidos na Venezuela. É um ato de justiça e um passo necessário para impulsionar o diálogo e a reconciliação entre os venezuelanos”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, numa mensagem nas redes sociais.

O balanço mais recente da organização não-governamental (ONG) Foro Penal indica que há na Venezuela 863 presos políticos, incluindo 86 pessoas com nacionalidade estrangeira ou com dupla nacionalidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas