MADEIRA Meteorologia

Pelo menos 34 mortos em ataque extremista contra base militar no Paquistão

Data de publicação
05 Março 2025
10:46

Pelo menos 34 pessoas foram mortas, incluindo 13 civis, 16 extremistas e cinco soldados durante um ataque de contra uma base militar no noroeste do Paquistão na terça-feira à noite, anunciou o Exército.

O ataque ocorreu por volta das 18:30 locais (14:30 em Lisboa) de terça-feira e teve como objetivo uma unidade militar no distrito de Bannu, região de Khyber Pakhtunkhwa.

O ataque foi reivindicado pelo grupo Jaish Al-Fursan, ligado aos talibãs paquistaneses, numa declaração em que afirmou ter matado 12 elementos das forças de segurança.

Durante o assalto, os atacantes fizeram explodir dois veículos armadilhados para destruírem o muro exterior da base militar, após o que se seguiu um confronto com as forças de segurança, informou hoje o gabinete de imprensa do Exército.

De acordo com um comunicado militar, dezasseis atacantes foram mortos na sequência da explosão e dos confrontos que se seguiram.

O mesmo documento indica que morreram cinco soldados paquistaneses.

Segundo o Exército, as explosões provocaram o desmoronamento parcial do muro exterior da base, danificando casas e uma mesquita no exterior, provocando a morte de 13 civis e ferindo 32 pessoas.

O Ministério do Interior do Paquistão expressou as condolências às famílias dos mortos acrescentando “que seis terroristas foram mortos no ataque”.

A base militar de Bannu foi alvo de uma tentativa de ataque semelhante em julho do ano passado.

No ataque de 2024 morreram oito soldados paquistaneses e dez atacantes sendo que Exército atribuiu a ação armada a um outro grupo também ligado aos talibãs paquistaneses.

A zona de Khyber Pakhtunkhwa faz fronteira com o Afeganistão juntamente com a província do Baluchistão, que também faz fronteira com o território afegão, uma das zonas mais problemáticas do Paquistão.

Nos últimos anos registou-se um aumento da violência, especialmente desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão, em agosto de 2021.

De acordo com o último relatório anual do Centro de Investigação e Estudos de Segurança do Paquistão, pelo menos 685 membros das forças de segurança foram mortos em 444 ataques em 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas