MADEIRA Meteorologia

Parlamento Europeu quer diminuir influência chinesa em infraestruturas críticas

Data de publicação
17 Janeiro 2024
15:27

O Parlamento Europeu (PE) alertou hoje para a influência que Pequim tem em infraestruturas críticas dos países da União Europeia (UE) e defendeu uma investigação para analisar investimentos de terceiros.

De acordo com uma resolução aprovada com 565 votos a favor, 26 contra e 31 abstenções, os eurodeputados criticaram a influência que a China nos 27.

Pequim está a “conseguir ganhar acesso e a exercer influência sobre as infraestruturas críticas europeias. Esta estratégia visa setores de importância vital para a UE, como as infraestruturas de transporte e os portos, as redes de telecomunicações, os metais raros e os cabos submarinos”, acrescentaram os eleitos na resolução.

A China está a instrumentalizar “todos os níveis do poder estatal e comercial, de modo a reforçar o Partido Comunista Chinês [PCC] e o seu braço armado, o Exército Popular de Libertação”, advertiram os eurodeputados, que também receiam que a estratégia de Pequim vise a “transferência de tecnologia utilizada em atividades civis para as forças armadas chinesas, com o objetivo de aumentar o domínio deste país sobre nações estrangeiras e minar os rivais geopolíticos”.

A Comissão Europeia avançou em 2023 com propostas para “aumentar a resiliência” das infraestruturas críticas, mas o Parlamento Europeu diz que estão limitadas a “procedimentos de análise do investimento direto estrangeiro” e deixam de fora “outros canais abertos para que o PCC tenha acesso e influência sobre os ativos críticos europeus”.

O parlamento quer que os Estados-membros e a Comissão investiguem e excluam e “entidades que possam contribuir para a estratégia de fusão civil-militar”, aproveitando tecnologias para aplicações militares”.

O eurodeputados também aprovaram uma resolução - com 585 votos favoráveis, 21 contra e 26 abstenções - para reforçar o papel dos portos europeus, incentivando a criação de postos de trabalho e investimento dentro dos 27, para evitar a influência de atores terceiros nestas infraestruturas, que são críticas para a UE e para cada um dos seus Estados-membros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas