MADEIRA Meteorologia

Preso político com origem madeirense libertado ontem prepara reencontro com a família

Data de publicação
02 Fevereiro 2026
9:43

Pedro Fernández, médico luso-venezuelano com origens na Ribeira Brava que foi ontem libertado na Venezuela, deverá passar a próxima madrugada em casa dos pais e seguir amanhã para Mérida, onde se vai reencontrar com a mulher e a filha. A informação foi transmitida ao JM pelo deputado social-democrata Carlos Fernandes, que falou diretamente com o médico após a sua libertação.

Segundo o parlamentar, Pedro Fernández mostrou-se “muito agradecido” pelo apoio recebido, destacando em particular a ajuda de Portugal e o papel da comunicação social, bem como a pressão internacional exercida nos últimos meses. Carlos Fernandes descreveu o médico como “muito feliz e contente”, ainda a procurar inteirar-se da atualidade política e social, depois de um período em que esteve incomunicável e com acesso limitado a informação do exterior.

O deputado relatou ainda que o momento foi emocionalmente marcante, não só pelo reencontro com familiares próximos, nomeadamente irmã e primos, mas também pela expectativa de voltar à normalidade, “dormir na sua cama” e estar junto dos seus.

Apesar do alívio inicial, o processo judicial ainda não está totalmente encerrado. Pedro Fernández deverá comparecer em tribunal na próxima quinta-feira, altura em que será conhecida a natureza da sua situação legal. Em causa poderá estar a imposição de apresentações periódicas às autoridades, com periodicidade ainda por definir, ou a confirmação de uma liberdade sem condicionantes.

Para já, o sentimento descrito por Carlos Fernandes é de balanço “muito positivo”, marcado pela gratidão e pela esperança de que esta nova etapa represente, nas palavras transmitidas pelo médico, uma liberdade plena.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas