MADEIRA Meteorologia

Paris inaugura memorial em honra das vítimas homossexuais deportadas por forças nazis

Data de publicação
17 Maio 2025
17:25

A Câmara de Paris inaugurou hoje um memorial em homenagem às vítimas homossexuais que foram deportadas para os campos de concentração nazis, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

A inauguração aconteceu hoje, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, com a presidente da câmara de Paris, a socialista Anne Hidalgo, a advertir que “é mais importante do que nunca” lutar os crimes de ódio de que a comunidade LGBTI é alvo.

Isto, continuou, por causa dos “ventos contrários e muito perigosos que gostariam de eliminar a diversidade”, numa referência ao aumento de governos autoritários em todo o mundo.

O memorial é uma enorme estrela negra, de três toneladas, da autoria do artista multidisciplinar Jean-Luc Verna, situada no jardim do Porto de Arsenal, próximo da grande praça de Bastilha, um dos locais onde ocorreram dos principais episódios da Revolução Francesa (1789-1799).

Calcula-se que dezenas de milhares de homossexuais europeus tenham sido deportados para campos de concentração e extermínio, somente pela sua orientação sexual, pelas forças nazis.

Em França, estima-se que cerca de 200 pessoas tenham sido vítimas das forças nazis de ocupação, um número subestimado, segundo alguns especialistas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas