MADEIRA Meteorologia

Panamá nega negociação com os EUA e garante que vai manter controlo do Canal do Panamá

Data de publicação
02 Fevereiro 2025
22:17

O Presidente do Panamá, José Raúl Mulino, garantiu hoje, no final de uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que o Canal do Panamá continuará sob controlo panamenho.

No final de um encontro com Marco Rubio, de visita oficial ao Panamá, o Presidente panamenho disse que “a soberania do Panamá não está em causa” e que “não há qualquer dúvida” nem negociação sobre o Canal do Panamá, que continuará a ser operado pelo país.

No entanto, Marco Rubio fez saber que os Estados Unidos consideram que o tratado de transferência de controlo do Canal do Panamá foi violado.

O secretário de Estado “deixou claro que o ‘status quo’ [do canal] é inaceitável e que, na ausência de mudanças imediatas, os Estados Unidos devem tomar as medidas necessárias para proteger os seus direitos nos termos do tratado”, afirmou aos jornalistas a porta-voz de Rubio, Tammy Bruce.

O novo secretário de Estado norte-americano embarcou na sua primeira viagem internacional, com passagem pelo Panamá, Guatemala, El Salvador, Costa Rica e República Dominicana.

A visita ao Panamá acontece num momento de tensão sobre a promessa do Presidente dos Estado Unidos, Donald de Trump, de retomar o controlo sobre o Canal do Panamá, o que gerou a oposição das autoridades do país centro-americano.

Durante a sua audição de confirmação no Senado, Marco Rubio sugeriu que a utilização do Canal do Panamá pela China viola os termos da transferência do Canal do Panamá para os panamianos.

O Canal do Panamá foi construído pelos Estados Unidos, que o inauguraram em 1914 e o administraram até à sua transferência para o Estado panamiano em 31 de dezembro de 1999, conforme estabelecido nos Tratados Torrijos-Carter, assinados em 07 de setembro de 1977 em Washington.

De acordo com a agência Associated Press, embora o Presidente do Panamá diga que não está aberto a negociações sobre a pertença do Canal do Panamá, há quem acredite que o país poderá aceitar um compromisso para que seja retirada a gestão das operações, dos dois lados, à empresa Hutchison Ports, com sede em Hong Kong.

A visita de Marco Rubio ao Panamá foi contestada hoje nas ruas da capital, com cerca de 200 pessoas em protesto, com cartazes a defenderem a soberania do país, enquanto Mulino manifestou a expectativa de que esta visita oficial servisse para abordar questões sobre migração e combate ao tráfico de droga.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas