MADEIRA Meteorologia

ONU: Mais de 14 milhões de crianças trabalham no Sul da Ásia

Data de publicação
11 Junho 2025
18:38

Mais de 14 milhões de crianças entre os 5 e 17 anos trabalhavam em 2024 no sul da Ásia, a segunda maior região em números absolutos de trabalho infantil, segundo um novo relatório das Nações Unidas divulgado hoje.

O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) especifica que há mais de 14 milhões de crianças afetadas na região - que inclui países como a Índia, o Paquistão e o Bangladesh - e que mais de 9,4 milhões estavam envolvidas em trabalhos considerados perigosos, como o manuseamento de maquinaria pesada ou a exposição a produtos químicos.

Em contraste com a tendência global, em que a agricultura é predominante, o trabalho infantil no Sul da Ásia é mais prevalente na indústria e nos serviços, como oficinas, mercados e trabalho doméstico.

Apesar dos números alarmantes, o relatório aponta que a tendência na região é positiva. O número de casos diminuiu significativamente desde 2020, altura em que existiam 21,8 milhões de crianças trabalhadoras.

Atualmente, a taxa de trabalho infantil no Sul da Ásia é de 3,1 por cento (uma em cada 32 crianças), abaixo da média global de 8,4 por cento e muito longe dos 21,5 por cento na África Subsariana, a região com a prevalência mais elevada. No entanto, o relatório alerta para o facto de estes progressos serem “insuficientes”.

A nível mundial, o trabalho infantil continua a afetar mais os rapazes (9%) do que as raparigas (7%). No entanto, a UNICEF e a OIT referem que esta diferença de género desaparece se forem incluídas as tarefas domésticas não remuneradas, que recaem desproporcionadamente sobre as raparigas.

Embora o relatório não atribua a redução dos casos a uma causa específica, refere que progressos no acesso à educação e à proteção social e o cumprimento dos quadros jurídicos foram fatores-chave nas regiões onde se registaram reduções.

Por conseguinte, a UNICEF e a OIT instaram os governos a reforçar estes sistemas e a fazer cumprir as leis laborais.

“Só uma ação muito mais rápida e em grande escala nos aproximará da eliminação do trabalho infantil”, conclui o relatório.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas