MADEIRA Meteorologia

Nova Zelândia alerta para correntes fortes na ilha do Sul após sismo com magnitude 6,7

Data de publicação
25 Março 2025
8:28

As autoridades da Nova Zelândia emitiram hoje um alerta para correntes “fortes e incomuns” e ondas “imprevisíveis” no sul do país, após o terremoto de magnitude 6,7 no mar, junto à costa nessa região.

A Agência Nacional de Gestão de Emergências (National Emergency Management Agency) declarou em comunicado que espera que a zona costeira entre Milford Sound e Puysegur Point, uma área escassamente povoada no Parque Nacional de Fiordland, no oeste da Ilha do Sul, registe “correntes fortes e invulgares e ondulação imprevisível”.

“As correntes fortes e as ondulações podem causar ferimentos e afogamentos. Há perigo para nadadores, surfistas, pescadores e qualquer pessoa que esteja na água ou perto da costa”, avisa o comunicado, instando as pessoas a manterem-se afastadas dos portos e das zonas costeiras.

“As pessoas a bordo de barcos, os residentes e as marinas devem deixar os seus barcos e ir para terra. Não regressem aos barcos a não ser que as autoridades lhes deem instruções nesse sentido”, acrescenta o comunicado.

Na última atualização, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, baixou a intensidade do sismo para 6,7 na escala de Richter, informando que o hipocentro foi localizado a uma profundidade de 21 quilómetros.

O terramoto ocorreu 164 quilómetros a sudoeste de Riverton ou 184 quilómetros a sudoeste de Invercargill, ambas cidades no extremo sul da ilha do Sul do país.

A Nova Zelândia, com uma população de cinco milhões de habitantes, situa-se na linha de falha entre as placas tectónicas do Pacífico e da Oceânia e regista cerca de 14.000 sismos por ano, dos quais entre 100 e 150 são suficientemente fortes para serem sentidos.

Em 22 de fevereiro de 2011, 185 pessoas morreram num sismo de magnitude 6,3, que atingiu a cidade de Christchurch, na Ilha do Sul, causando danos em 30 mil edifícios.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas