MADEIRA Meteorologia

Milhares de pessoas retiradas devido a fortes incêndios em Los Angeles e Reno, Nevada

Data de publicação
10 Setembro 2024
9:36

As temperaturas elevadas ‘alimentaram’ na segunda-feira um incêndio na sopé de uma floresta nacional a leste de Los Angeles, levando à retirada de 6.000 pessoas, enquanto outro fogo em Nevada deslocou mais de 20.000 pessoas.

Na Califórnia, o fogo apelidado Line Fire levou pelo menos 6.000 pessoas a sair das comunidades montanhosas, adiantou o porta-voz do Cal Fire, Rick Carhart.

“Estamos a lidar com elevadas temperaturas e áreas íngremes difíceis de alcançar onde não houve fogo em décadas, ou na história registada, pelo que toda esta vegetação levou a cargas de combustível significativas”, explicou.

O incêndio ameaçou milhares de estruturas comerciais à medida que passava ao longo da borda da Floresta Nacional de San Bernardino, a cerca de 105 quilómetros a leste de Los Angeles.

No norte da Califórnia, um incêndio com menos de 2,6 quilómetros quadrados começou no domingo e queimou pelo menos 30 casas e edifícios comerciais e destruiu 40 a 50 veículos em Clearlake City, 117 quilómetros a norte de São Francisco, de acordo com as autoridades locais.

Aproximadamente 4.000 pessoas foram forçadas a sair de casa devido ao Boyles Fire, que estava cerca de 10% contido na segunda-feira de manhã.

Estes incêndios estão entre os muitos que ardem em várias partes da Califórnia, noticiou a agência Associated Press (AP).

Perto de Reno, Nevada, o Davis Fire cresceu até cerca de 26 quilómetros quadrados, depois do alerta na tarde de domingo. Teve origem no Parque Regional de Davis Creek, no Vale de Washoe, e estava a arder em madeira pesada e arbustos, destacaram os bombeiros.

Uma declaração de emergência emitida para o Condado de Washoe pelo governador Joe Lombardo, no domingo, observou que cerca de 20.000 pessoas foram retiradas de bairros, empresas, parques e acampamentos.

Partes do sul de Reno permaneceram sob o aviso de evacuação na segunda-feira, realçaram os bombeiros, e algumas casas, empresas e semáforos na região estavam sem energia.

Os incêndios florestais estavam a arder pelo oeste dos Estados Unidos, incluindo em Idaho, onde os gestores de incêndios se preparavam para um dia ativo, com condições quentes, secas e ventosas esperadas na segunda-feira e condições ainda mais desafiantes hoje.

No centro do Oregon, os bombeiros estavam a lidar com uma série de incêndios que levaram alertas de evacuação, incluindo um a oeste de Mount Bachelor, na Floresta Nacional de Deschutes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas