MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Responsável de direitos humanos da ONU alerta para “limpeza étnica” em Gaza

Data de publicação
16 Maio 2025
18:45

O Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, lamentou hoje a escalada dos ataques israelitas na Faixa de Gaza, alertando para uma “limpeza étnica” do povo palestiniano em curso.

“Esta última vaga de bombardeamentos, que obriga as pessoas a deslocarem-se sob a ameaça de ataques ainda mais intensos, a destruição metódica de bairros inteiros e a recusa de ajuda humanitária sublinham que parece haver um impulso para uma mudança demográfica permanente em Gaza que desafia o direito internacional e equivale a uma limpeza étnica”, denunciou Volker Türk num comunicado.

A escalada de ataques esta semana na Faixa de Gaza, incluindo os ataques israelitas a hospitais, está a agravar a “já desesperada” situação humanitária e pressagia uma situação “ainda pior”, acrescentou.

O Alto-Comissário teme que se trate do início de uma ofensiva israelita “ainda mais vasta” e apela a todas as partes para que ponham termo à situação.

“Temos de pôr fim a esta loucura”, sublinhou.

Em resposta ao ataque de 07 de outubro de 2023 do grupo islamita palestiniano Hamas – que fez 1.200 mortos e 251 sequestrados -, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, propôs-se “erradicar” o movimento, e o seu Exército lançou horas depois uma ofensiva destruidora em Gaza que causou mais de 53.000 mortos, obrigou os 2,4 milhões de habitantes a deslocarem-se várias vezes em busca de refúgio e provocou uma catástrofe humanitária.

Após um cessar-fogo de dois meses, o Exército israelita retomou a ofensiva na Faixa de Gaza a 18 de março e apoderou-se de vastas áreas do território.

No início de maio, o Governo de Netanyahu anunciou um plano para “conquistar” Gaza, que Israel ocupou entre 1967 e 2005.

No comunicado, o Alto-Comissário sublinhou que imagens de videovigilância divulgadas pela comunicação social e captadas imediatamente antes de pelo menos um dos bombardeamentos ao hospital europeu de Gaza mostram crianças, mulheres e homens a caminhar, aparentemente inconscientes da iminência do ataque.

“Os hospitais estão protegidos em qualquer circunstância e são ainda mais essenciais em tempo de guerra”, recordou Volker Türk, apelando a Israel para que cesse os seus ataques aos estabelecimentos de saúde.

“Mesmo que, como diz Israel, visasse atingir centros de comando subterrâneos do Hamas, e mesmo que a destruição dessas estruturas oferecesse uma vantagem militar certa no momento do ataque, é obrigado pelo direito internacional a constantemente zelar por poupar vidas civis, o que claramente não é o caso”, sustentou o responsável da ONU para os direitos humanos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas