A Flotilha Global Sumud que transporta ajuda para Gaza anunciou hoje que Israel iniciou a aproximação aos seus principais navios.
“A abordagem começou”, disseram ativistas que integram a flotilha humanitária, em declarações à agência de notícias italiana ANSA, afirmando que a interceção começou com o barco “Alma”, que está agora isolado.
Israel emitiu uma ordem de paragem à flotilha de mais de 40 embarcações com ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza, invocando estar em vigor o seu bloqueio naval ao enclave palestiniano.
“Às 20:25 (18:25 de Lisboa), Israel emitiu uma ordem de paragem dos barcos da Flotilha”, anunciaram ativistas da delegação italiana.
“Foi comunicado que a tentativa de romper o bloqueio constitui uma violação do direito internacional. Se continuarmos, seremos detidos e as embarcações apresadas”, acrescentaram os ativistas, explicando que “as forças israelitas continuaram com mensagens de propaganda”.
A flotilha informou que barcos e botes israelitas estavam a aproximar-se das suas embarcações que lideram a missão de solidariedade internacional de entrega de alimentos e medicamentos em Gaza.
“Vinte embarcações estão a aproximar-se dos navios, ao passo que cinco botes estão à frente do ‘Sirius’”, outro dos navios que lidera a missão humanitária, informou a flotilha.
Três portugueses – a líder bloquista, Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício – integram a flotilha humanitária.