MADEIRA Meteorologia

Lula da Silva quer órgãos internacionais que implementem acordos globais sobre o clima

Data de publicação
12 Setembro 2024
19:16

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje a criação de órgãos internacionais para garantir a implementação de acordos globais sobre o clima, num evento virtual realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O enfrentamento da mudança do clima demanda órgãos com autoridade para promover a implementação dos compromissos assumidos”, afirmou o Presidente brasileiro num vídeo enviado ao evento virtual preparatório da Cimeira do Futuro, organizada pela ONU, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, em Nova Iorque.

O Presidente brasileiro voltou a defender mudanças em instituições multilaterais globais, incluindo a ONU, lembrando o papel da organização, desde a sua criação, em processos como a descolonização, o desarmamento, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

“No entanto, assim como acontece com qualquer criança que cresce e amadurece, as roupas que vestimos em 1945 [ano de fundação ONU] já não nos cabem mais”, disse.

Lula da Silva afirmou que o Brasil está a dar um novo impulso à reforma da governança global no G20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo no qual o país sul-americano ocupa a presidência este ano) e reiterou que “esse debate também precisa ser trabalhado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos”.

“O Conselho de Segurança precisa ampliar sua composição nas duas categorias de membros permanentes e não permanentes. O cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável requer que o Banco Mundial e o FMI [Fundo Monetário Internacional] atendam melhor as necessidades do Fundo Global. Isso só ocorrerá se os países em desenvolvimento tiverem maior espaço nesses organismos”, concluiu o Presidente brasileiro.

A Cimeira do Futuro reunirá líderes mundiais num debate sobre o futuro da humanidade, visando estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e salvaguardar o futuro.

Alguns dos objetivos principais da cimeira são revigorar o multilateralismo, impulsionar o cumprimento dos compromissos existentes, chegar a acordo sobre soluções para novos desafios.

No âmbito do evento, os líderes mundiais reunir-se-ão nas Nações Unidas para adotar o Pacto para o Futuro, que incluirá um Pacto Digital Global e uma Declaração sobre as Gerações Futuras como anexos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas