MADEIRA Meteorologia

Líder da extrema-direita ameaça fazer cair coligação governamental dos Países Baixos

Data de publicação
10 Fevereiro 2025
17:56

O líder da extrema-direita neerlandesa, Geert Wilders, ameaçou hoje convocar eleições antecipadas caso um projeto de lei sobre imigração não for aprovado rapidamente, apesar das críticas do principal órgão consultivo do país.

A frágil coligação no poder nos Países Baixos tem estado em desacordo há meses sobre a legislação com vista a diminuir os pedidos de asilo no país.

No parecer emitido hoje e há muito aguardado, o Conselho de Estado, o principal órgão consultivo do país, foi crítico e aconselhou o Governo a não apresentar a atual versão do projeto de lei ao parlamento.

Neste parecer consultivo não vinculativo, o Conselho de Estado afirmou que era pouco provável que o projeto de lei reduzisse o número de requerentes de asilo e que aumentaria a pressão sobre os funcionários dos serviços de imigração e os tribunais.

Wilders, deputado e líder do Partido da Liberdade (PVV, extrema-direita), defendeu que a legislação proposta deveria ser apresentada “rapidamente e sem alterações”, rejeitando o parecer agora conhecido dos “burocratas não eleitos”.

Por seu lado, Diederik Boomsma, deputado do partido da coligação Novo Contrato Social (NSC), sugeriu que o projeto de lei, apresentado pela ministra do Asilo e da Migração do PVV, Marjolein Faber, poderia “simplesmente ser alterado”.

Em resposta, Wilders escreveu na rede social X (antigo Twitter), dirigindo-se ao NSC e ao líder do partido, Pieter Omtzigt: “Estão a brincar com o fogo. Não há mais alterações (...) ou os eleitores poderão ter uma palavra a dizer”.

Depois de vencer as eleições de novembro de 2023, o PVV tem o maior número de deputados da coligação e poderia provocar uma crise política e novas eleições caso saísse.

O primeiro-ministro neerlandês, Dick Schoof, ainda não comentou o parecer, mas na sexta-feira tinha adiantado que a avaliação do órgão consultivo deve “ser sempre levada a sério”.

O Governo está agora de olhos postos no projeto de lei, para ver se o envia ao parlamento sem alterações ou se arrisca uma reação intempestiva de Wilders ao introduzir alterações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas