MADEIRA Meteorologia

Israel: Mais 329 estrangeiros saem de Gaza em direção ao Egito

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Novembro 2023
12:59

Mais 329 estrangeiros entraram hoje no Egito através de Rafah, aumentando para 1.400 os palestinianos com passaporte estrangeiro e nacionais de outros países que o fizeram desde que a passagem foi aberta, há uma semana.

Fontes presentes na travessia, que pediram anonimato, disseram que também entraram mais 29 palestinianos, incluindo oito feridos nos bombardeamentos israelitas contra o enclave, além de nove doentes com cancro e 12 acompanhantes.

O Egito abriu na última quarta-feira a passagem de Rafah para a entrada no seu território de palestinianos com dupla nacionalidade e cidadãos estrangeiros retidos em Gaza desde o início do conflito, em 07 de outubro, graças a um acordo com Israel, com a mediação dos Estados Unidos e do Qatar.

Um grupo de mais de 400 estrangeiros e palestinianos com dupla nacionalidade, incluindo titulares de passaportes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Egito, também conseguiu sair de Gaza com destino ao Egito na segunda-feira, após a reabertura da passagem.

Também na segunda-feira entraram em Gaza 20 ambulâncias oriundas do Egito, bem como 75 camiões carregados de ajuda humanitária.

O Egito estima o número total de palestinianos com passaportes estrangeiros e cidadãos de outros países que chegariam ao país norte-africano por esta rota em cerca de 7.000 pessoas, de 60 nacionalidades.

A ofensiva militar de Israel contra o enclave palestiniano provocou mais de 10.000 mortos (a maioria deles crianças e mulheres), mais de 25.400 feridos e cerca de 1,5 milhões de deslocados, segundo as autoridades de Gaza.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas