MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: EUA retiram pessoal diplomático de território israelita

Data de publicação
18 Junho 2025
22:50

O Departamento de Estado norte-americano começou a retirar de território israelita diplomatas não essenciais e respetivas famílias, numa altura em que o Presidente Donald Trump pondera uma intervenção no conflito entre Israel e Irão.

Um avião do governo norte-americano retirou hoje vários diplomatas e familiares que tinham pedido para abandonar Israel, confirmaram à AP dois responsáveis governamentais, que pediram anonimato.

Pouco antes, o embaixador norte-americano em Israel, Mike Huckabee, anunciou no X que a embaixada estava a planear voos e navios de evacuação.

O Departamento de Estado adiantou em comunicado que “dada a situação atual e como parte do estatuto de partida autorizada da embaixada, o pessoal da missão começou a deixar Israel por diversos meios”.

“Partida autorizada” significa que os funcionários não essenciais e as famílias de todos os funcionários têm direito a sair a expensas do governo.

Não houve indicação de quantos diplomatas e familiares partiram de Israel.

A embaixada norte-americana está oficialmente localizada em Jerusalém desde 2018, por decisão de Trump no seu primeiro mandato.

Parte da embaixada mantém-se em Telavive, onde estão quase todas as representações diplomáticas no estado judaico.

Nas últimas horas, os Estados Unidos estão a ponderar um conjunto de ações que poderão representar a entrada no conflito entre Israel e o Irão.

O secretário da Defesa norte-americano, Pete Hegseth, revelou hoje que o Pentágono (Departamento de Defesa) já sugeriu à Casa Branca (presidência) possíveis opções de intervenção no Irão, mas não confirmou a hipótese de um auxílio militar nos ataques israelitas.

Também hoje, o Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a não dizer se decidiu ordenar um ataque dos Estados Unidos ao Irão - uma atitude que Teerão avisou que seria recebida com duras retaliações.

Israel justificou o ataque ao Irão, na passada sexta-feira, alegando ter informações de que Teerão se aproximava do “ponto de não retorno” para obter uma bomba atómica, que poderia usar para destruir o estado judaico.

O Irão, que nega ter construído armas nucleares, ripostou com o lançamento de mísseis e ‘drones’ contra várias cidades israelitas, cujas autoridades admitiram que os ataques causaram pelo menos 24 mortos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas